quarta-feira, 7 de julho de 2010

Parangaricutirimiruaro



Sempre que penso que as coisas podem ser piores, elas até que podem melhorar um pouco.

Esta semana recebi dois relatos interessantes de como as regras são criadas com a intenção de beneficiar as pessoas e logo assim acabam mais atrapalhado do que resolvendo.


O caso do cartão do SUS, criado no governo Fernando Henrique e quase natimorto, se recusa a morrer e ainda hoje permanece vivo no governo Lula. O infame projeto, até que tinha boas intenções quanto a dar transparência nos repasses que as clínicas conveniadas ao SUS têm a receber, evitando assim fraudes ao erário.

Somados os 16 anos de sua criação, vê-se que depois de 400 milhões de reais torrados no projeto e os pilotos implantados em algumas cidades, provam que o governo tem sérios problemas para lidar com tecnologia e transparência. Lula e FHC agradecem se Dilma ou Serra resolverem esse abacaxi.


Já o segundo caso de coisas que mais mal fazem do que bem, é da Caixa Econômica Federal. No quesito contas inativas do FGTS. Sabe-se que um cidadão tem direito a sacar o montante desta conta após ficar três anos sem carteira assinada. Basta levar a CTPS e a guia de rescisão nas agencias da caixa e reforçar o orçamento com o que estiver lá.


Mas o que o incauto não sabe, é que algum burocrata, que nunca ficou desempregado e nem por três anos ininterruptos ficou sem fonte de receita honesta, elaborou nesta regra que o contista do FGTS só pode sacar os valores existentes na sua conta, no mês do seu aniversário. E cinco dias úteis após dar entrada no pedido.


Data venha, um indivíduo que já esta a cata de emprego formal há três anos e tem esse período sacramentado na CTPS no mês de janeiro, por exemplo, e faz aniversário em dezembro, nesta ótica tem que esperar praticamente 12 meses, ora, então uma regra invalida a outra, uma sobreposição de burocracia montada por seres idióticos que deveriam ter mais aulas com o personagem de Roberto Bolaños, o Chapolin e dizer ao cidadão que já está passando a míngua do desemprego, pois o milagre econômico só aparece nos números da FVG e IBGE um belo parangaricutirimimruaro!



Beços a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...