quinta-feira, 17 de novembro de 2016

No mundo dos negócios é melhor ser franqueado ou independente?

Após dez anos resolvi abrir mais uma empresa para contemplar atividades que antes exercia de modo independente. Com as mudanças tecnológicas vigentes atualmente, pude contemplar que a facilidade que antes apenas contemplava os Microempreendedores Individuais (MEI) agora se estende aos ME’s e aos Ltdas.
Isso me levou a cogitar entrar no mercado de franquias, visto que, este tem se tornado um investimento cada vez mais viável para os brasileiros e, por isso, muitas vezes, tem sido associado à ideia de uma compra de emprego por tempo indeterminado. Talvez por isso, não seja uma opção comumente analisada por especialistas que estejam em busca de novas oportunidades ou uma recolocação profissional. Em geral, esses profissionais preferem abrir seu próprio negócio. Mas, será essa a opção mais acertada?
Segundo dados do Sebrae nacional, cerca de 30% das empresas fundadas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos de atividade. Sendo assim, o risco de começar uma empresa do zero não é de se desprezar, mesmo que você já tenha todo o know how necessário para atuar em determinada área. Agora, quando você investe em uma franquia, além de receber todo o suporte necessário para a operação do negócio, você ainda terá a seu favor o peso de uma marca consolidada no mercado, que já passou e superou por todas as intempéries que, muito provavelmente, você enfrentaria ao abrir sua empresa.
Além disso, por mais que as franquias sejam um mercado extremamente democrático, com opções para inúmeros segmentos, gostos e bolsos, profissionais mais técnicos e especializados que optam por investir no segmento, principalmente, quando escolhem uma área em que já possuem afinidade, têm uma chance de sucesso ainda maior. Isso acontece porque, normalmente, os setores que demandam profissionais mais qualificados à frente da operação do negócio, costumam atender uma demanda específica, porém recorrente.
Em uma consultoria de gestão da qualidade, por exemplo, o foco da empresa é contribuir para a evolução de organizações de portes e segmentos variados, através da implantação, manutenção e otimização dos modelos de gestão. Trata-se de uma demanda extremamente específica, mas, ao mesmo tempo, constante, uma vez que será difícil encontrar uma empresa que não se interesse em aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a lucratividade.
Nesse caso, quanto mais especializado e qualificado o franqueado for, melhores serão os seus resultados. Pois, ao entender as necessidades da empresa, ter conhecimento das ferramentas que pode utilizar, dos processos essenciais a serem melhorados ou implantados, mais do que credibilidade, ele irá passar ao seu cliente conhecimento e empatia, o que sem dúvida, faz muita diferença. Principalmente por esses motivos, especialistas não só podem, como devem olhar o modelo de franchising como uma oportunidade de conquistar o sonho do próprio negócio. Portanto, se essa era uma dúvida que te afligia, avalie sua carreira e, se esta não estiver te trazendo mais a satisfação que deseja para sua vida, busque novas alternativas e inclua as franquias em seus planos.
Caso contrário, como foi o meu, quando ainda não houverem franquias para sua ideia de negócio, o melhor que se faz é se cercar de profissionais competentes e experientes encarando o mercado independente. Claro, que com um olhar para o futuro e muita competência, quem sabe lá na frente você não gera sua própria franquia de negócios!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...