quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Franquias, será uma forma de driblar a crise?

Em tempos em que se fala muito em crise, em fechamento de empresas, em endividamento e desemprego, o mercado de franquias tem se mostrado extremamente promissor e vai muito bem, obrigado.
O número de pessoas que se interessam pelo segmento cresce a cada dia. Entretanto, muita gente acaba desistindo no meio do caminho por uma simples questão, com tantas opções disponíveis o potencial investidor não consegue escolher qual é o melhor negócio para investir e acaba se sentindo desmotivado para prosseguir com esse sonho.
A dúvida é comum. Afinal, segundo a Associação Brasileira de Franchising, existem mais de 3.000 marcas de franquias no país divididas em 20 amplos segmentos. Por isso é recorrente procurarmos fórmulas mágicas sobre como escolher a melhor opção para investir. Mas, por experiência própria, já posso te adiantar que não será assim que você vai encontrar as respostas que procura.
O mercado pode estar crescendo, a marca pode ser interessante, o produto de qualidade e o retorno de investimento ser excelente. De nada vai adiantar todos esses argumentos, você encontrará pontos negativos nas melhores opções se estas não tiverem a ver com o seu perfil. Assim, a pergunta correta não é qual a melhor franquia para investir, mas sim qual a melhor franquia para você.
Para isso, é importante que você avalie quais são suas principais motivações para investir nesse mercado. Por exemplo, você deseja uma franquia para se tornar sua principal fonte de renda ou para presentear algum familiar, cônjuge ou filho? Ou, na verdade, seu objetivo é só fazer um dinheirinho extra? Essa definição é essencial para que você tenha mais clareza na hora de avaliar as marcas que mais combinam com você.
Depois disso, também é preciso cuidado para não cair em algumas armadilhas bem comuns. Por exemplo, se você deseja uma franquia como fonte de renda principal, mais do que escolher sua marca favorita, é importante você se imaginar no dia a dia do negócio, acordando e indo trabalhar. Se coloque no lugar do dono daquela marca e pense como seria sua motivação diante de suas obrigações diárias, quais tarefas você gostaria ou não de fazer? O que você não desejaria fazer de jeito nenhum e o quanto isso afetaria seu bem-estar caso fosse obrigado a fazê-lo? Como é mais fácil saber aquilo que não queremos, provavelmente, ao final dessa reflexão você terá a maior parte dos segmentos de franquia pré-selecionados na lista de franquias que você não se imagina trabalhando!
Ao invés de responder qual é a melhor franquia, primeiro é fundamental entender qual é o perfil da pessoa e objetivo pelo qual ela estava interessada em comprar uma franquia. A verdade é que a melhor franquia para um, não é necessariamente a melhor franquia para o outro.
Isso significa que em quantos uns sonham em ter uma franquia Cacau Show, ou uma franquia Subway, outros encontrariam 10 objeções para mostrar como essas franquias não são boas opções, e diriam que boas oportunidades de negócio são franquias de estética e que “sem dúvida nenhuma, uma franquia de depilação é a opção certa, pois é muito fácil de administrar e ao lado de minha casa tem uma que vive lotada ”.
Portanto, facilitar a sua busca, ao invés de seguir a rota tradicional e filtrar franquias por valor do investimento ou por segmento, não me restringirei as dicas tradicionais para escolher a melhor franquia. Aliás, encontrar a franquia ideal não é tarefa fácil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem quase 3.000 marcas de franquia no Brasil.
Além do grande número de marcas de franquia, a diversidade de segmentos é grande. A ABF divide as franquias em 20 segmentos diferentes, e ainda assim, são segmentos amplos e que alguns casos, agrupam franquias bastante diferentes
Entretanto, não se desespere com a grande diversidade de franquias disponíveis. Fazendo uma busca inteligente, é possível reduzir as opções a um número gerenciável.
Se você tiver grande dificuldade, existem trabalhos de coaching personalizados que podem ajudá-lo a encontrar a franquia certa. Aliás muita gente se interessa pelo franchising mas poucas pessoas acabam de fato abrindo uma franquia.
Para quem busca uma franquia que seja a principal fonte de renda, é fundamental procurar algo que esteja alinhado ao seu campo de interesse. Muitas pessoas enxergam na franquia uma oportunidade para ganhar o máximo de dinheiro possível e, ao mesmo tempo, se livrar do seu chefe e tornar-se dono de seu próprio destino.
Embora essa visão seja respeitável, se você procura uma franquia para ser sua principal fonte de renda, as chances são altas que você irá trabalhar diretamente no negócio. Isso significa que, é fundamental que busque algo que você goste de fazer. Nesse caso, um ponto de partida inicial é buscar franquias de produtos e serviços que você goste, ou até mesmo, que seja um consumidor desse produtos e serviços.
Independente do objetivo que você tenha para empreender, a certeza é que você encontrará boas opções para serem exploradas no mercado de franquias. E, se você procurar de forma inteligente a melhor franquia que encaixa no seu perfil, não ficará perdido na vasta imensidão de marcas de franquias disponíveis.

Com os devidos cuidados e com a devida dedicação, uma boa franquia é garantia de bons negócios!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...