sábado, 3 de julho de 2010
O curioso caso do sr. D
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Praga pega!
Durante a construção de uma adutora em Vizeu (Portugal), a equipe de trabalhadores se deparou com um pequeno cemitério familiar, as lápides não informavam os nomes dos ocupantes, por isso foi chamada uma equipe do patrimônio histórico para ajudar na remoção do que pudesse haver nos túmulos.
A equipe de pesquisadores não tinha muitas esperanças de remover nada, pois o período provável das sepulturas era o século XVII. Mas Uma surpresa: Um caixão de carvalho foi retirado de uma das sepulturas e estava bem deteriorado por fora, mas quando aberto, revelou em seu conteúdo um corpo saponificado de uma idosa, vestida de negro e bem conservada. Em suas mãos, um terço de rosas e um pequeno quadrado de papel dobrado.
Ao ser levada para o centro de pesquisa histórica de Lisboa, finalmente o papel pôde ser desdobrado e enfim seu conteúdo lido:
“Por haveres me abandonado, enquanto trabalhava para prover o sustento de nossa família, por haveres levado a honra de nosso santo matrimônio à ruína, apenas pela arrogância do teu ser, me privado da convivência de minha prole. Levanto minha voz contra ti e contra tua existência para que qualquer demônio que perambule nas redondezas ouça-me e dê-me o dom da revanche. Nada em tua vida irá vingar. Tua prole te abandonará para não mais te ver em vida, os homens que por ventura tiveres ao longo de tua existência, não serão teus e sim do mundo e só te terão para aplacar a concupiscência de tua carne e mais a deles. Seca será tua vida daqui para frente. Nenhum comuna ou parente te fará frente ou regozijo pela tua presença. Abandonada à solidão será tua existência vil.
Tu que sempre enaltecesse a tua vaidade, secará por dentro e por fora. Os sobreiros farão semelhança em sua casca à pele do teu corpo, acinzentar-se-á tua pele e os vincos da tua intolerância levarão tua carne aos assemelhes da pele de cão decrépito.
E por fim, na hora de tua morte a virgem não segurará tuas mãos para guiá-la ao criador. Será teu corpo e alma abandonados à terra sem que nela se consuma, sem que saias do teu casulo, sem que recebas a redenção do ungido nem suas dignas exéquias, sem que jamais se lembrem de ti ou dos atos danosos que fizestes em vida, pútrida e sem ideal, apenas por tua vontade ignóbil e egoísmo vil.
Os espíritos da vingança que se aproveitem de mim e de minhas palavras para prover a necessidade de sua existência. Que assim seja teu desterro, tua vida e tua morte”.
Aff, que história. Do marido e da mulher não se teve informações do que aconteceu, nem seus nomes e nem o que aconteceu até a carta chegar às mãos da moribunda, nada além dos fatos figurados na carta.
Mas uma coisa é certa. Nesse dia os espíritos da vingança, estavam dispostos a atender uma prece.
Bom fim de semana a todos!
Pátria de 90 minutos
Bom, como não é mais novidade, nossa seleção canarinho, perdeu a copa, não vai ser hexa desta vez. E como eu havia previsto (e eu nem sou um molusco!), no caminho de casa até este computador mais próximo, o patriotismo terminou em frangalhos de bandeiras derrubadas e pessoas tomando sua cerveja mesmo que o Brasil tenha tido seu sonho de hexacampeonato interrompido no começo da tarde de hoje.
Só nos resta agora, enrolar as bandeiras que sobraram e aposentar as vuvuzelas adquiridas (graças a Deus!) neste momento festivo e esperar a próxima copa, lembrando que desta seremos anfitriões e vamos tentar fazer bonito. Afinal ser brasileiro, como diz o dito: É não desistir nunca, e esta não foi a última copa, virão outras mais e mais, que nem dia das mães e que nem natal, sempre haverá mais um enquanto formos seres humanos.
Os lojistas devem estar queimando fogos de felicidade, afinal, o comércio, os bancos e repartições públicas não vão mais interromper suas atividades por causa dos jogos, logo, ninguém vai deixar de vender, comprar ou pagar alguma coisa para ver a final da copa, que deve ser com algum país sul americano obtuso. (leia-se, inveja)
Como bom brasileiro, mas não fanático por futebol, também já engoli os sapos hoje a tarde assistindo a um repetido filme em dvd, sai para dar uma volta e expressar minha decepção também. Vesti vermelho. Não pelo PT, nem pelo garantido, mas por lembrar que estamos vermelhos de raiva. Não com Dunga, afinal depois de batalhar com a Rede Globo, acho que a punição dele vai ser o esquecimento, o limbo, pois quem não está na globo não esta na copa, e o Brasil não esta mais em nenhuma das duas.
Vamos ver o próximo show de cara de pau, que serão as eleições 2010, onde cada espetáculo que beira a tragicomédia será exibido em rede nacional e em horário nobre, para que possamos poluir mais uma vez nossos ouvidos com abobrinhas repetidas e sem nenhuma graça como as piadas do macaco Simão.
Sejamos Brasileiros, e vamos a luta!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Vidraça e vidraceiro
Um dos filmes que mais me marcou quando criança e depois também como adulto, foi O Garoto (The kid - Charles Chaplin - 1921). Nele Chaplin faz o papel impagável de Carlitos, que encontra um garoto abandonado pela mãe e o cria da maneira mais simples que a história pode propor.
Carlitos é um vidraceiro, que passa o dia andando pela rua querendo trocar vidraças, e com a ajuda do simpático moleque, interpretado por Jackie Coogan, que sai a rua jogando pedras nas janelas para que depois o malandro Carlitos passe e o futuro cliente contrate seus serviços providenciais.
Nos dias de hoje, podemos ver muitos comportamentos como esse; no velho estilo, doença X remédio. Ontem o presidente Lula recebeu Silvio Berlusconi. Como sempre muito fanfarrão, o primeiro ministro italiano falou de futebol, das suas conquistas brasileiras e é claro, dos planos futuros de Lula.
O grande carcamano disse que Lula (e disso eu não duvido), vai conseguir eleger Dilma, vai esperar o mandato dela terminar e dê no que dê, vai voltar a presidência por mais dois mandatos!
Ufa. Tomara que as previsões do Signori Berlusconi não se concretizem, senão teremos uma dinastia da estrela implantada nesse país. Ainda bem que o polvo Paul é alemão e não italiano, senão começaria a me preocupar com videntes europeus vindos do reino animal como Paul e Berlusconi.
O que não me assusta é eu saber desse plano sicário para tomar o país de assalto pela politicagem comezinha, o que me assusta é que um outro sicário como Signori Berlusconi também compactue do mesmo ponto de vista que eu. Isso me faz pensar que a celeridade deste pensamento também se agregue a outras lideranças internacionais e isso influencie a cabecinha já conturbada dos brasiliani.
Italianos à parte, façamos a nossa parte, a analogia de que faz sentido, Lula mandar Dilma (sua garota de recados) quebrar as vidraças deste já em frangalhos aparato governamental, camuflado pelo milagre econômico, e em seguida passa providencialmente com todas as vidraças novas para ser o salvador da pátria do cliente (o povo brasileiro) providencial no momento de necessidade.
Tenho saudades de quando podíamos fazer que nem a Regina Duarte: Eu tenho medo...
Ave Lulis patecticus.