sexta-feira, 30 de setembro de 2011

E o turismo vai à Santana

Na terça Feira 27 a Câmara de Vereadores de Santana se reuniu em sessão para votar o afastamento do prefeito Antônio Nogueira que se encontra em seu segundo mandato. Acusações de improbidade administrativa e uma série de irregularidades quese arrastam de longa data, como o escândalo das CNH que se tornou nacionalmente conhecido, fazem com que Nogueira desde sempre enfrente crises, uma das quais culminou com a decisão da câmara para o afastamento do prefeito por 90 dias.

A origem da crise atual aconteceu no fim de semana quando Nogueira tuitou (sempre o twitter), exonerando o secretário municipal de saúde e também vice-prefeito, Carlos Mathias. O prefeito justificou o ato, em função de Mathias estar mancomunando-se com os vereadores de oposição para conspirar contra ele e sua administração desastrosa.

A resposta da oposição, não tardou a vir; e veio com uma votação expressiva de sete contra um, no pedido de afastamento do prefeito. A crise nem é tão grave assim, uma ressalva do TCU passou o sabão em Nogueira por ter remanejado recursos da união para pagamento do funcionalismo público municipal. Nada que uma solução jurídica não resolva.

Acredito mesmo que Nogueira deva se afastar para que sejam investigadas não só essa, mas a muitas irregularidades ocorridas durante seus mandatos. Isso com certeza dá lisura ao processo de captação de provas. Seguro morreu de velho, afinal Jader Barbalho conseguiu dar sumiço em diversas provas e até processos inteiros de dentro do arquivo público do ME do Pará, isso por que estava fora do Palácio Lauro Sodré.

Mas o intrigante nesse circo todo montado em Santana, não é a crise Nogueira, pois isso já se tornou corriqueiro e nem vende tantos jornais assim. Coisa requentada. Maspresença inusitada de dois secretários de estado na câmara municipal. Negligenciando suas funções do primeiro escalão de seus respectivos gabinetes, José Roberto do desenvolvimento agrário vestiu-se de coach para dar instruções ao vereador Richard, de como dar os ganchos de esquerda e demais golpes nos vereadores.

E como que se comparando o fato como uma partida esportiva, não poderia faltar a presença da cheerleader Helena Colares, que deixando desguarnecida a já inócua secretaria de turismo e praticamente transtornada, urrava, berrava e jogava ovos nos vereadores durante a votação, até mesmo incitava a plateia nas galerias à histeria sem noção.

Nem parecendo uma secretária de estado, Helena agia como uma adolescente alucinada por ecstasy, gesticulando com as mãos e fazendo trejeitosa cada voto a contragosto do prefeito. Com palavras de vocabulário chulo, xingava os vereadores e clamava aos demais que fizessem o mesmo, e nem sempre era atendida.

Há cerca de um mês, procurei a secretária para oferecer um patrocínio empresarial para realização do Carnaguari, infelizmente não fui atendido pela secretária, poissua chefe de gabinete alegou agenda cheia e sem previsão.

Bem vejo agora o motivo de a secretária não poder atender às necessidades de sua pasta que vai de mal a pior. Afinal se a secretária ao invés de tratar de seus assuntos, resolve fazer o turismo politico para Santana fica difícil o desenvolvimento turístico do estado realmente s e alavancar com uma pessoa com esse perfil a frente dela. Que se predispõe ao lamentável papel de militância desmedida.

Mal amparado está o Amapá nesse quesito, aliás não só nesse como em tantos outros que carecem de técnicos realmente engajados nas mudanças proposta pelo governador durante a campanha. Parabéns a deputada (ou ex?) Marcivânia pela indicação de Helena. E governador?! Com a palavra: Mudança...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Arte do biografado


Durante algum tempo pensei veementemente em biografar alguém, até o momento ainda não encontrei o perfil certo. Afinal nestes dias de hoje fica difícil manter segredo sobre a vida alheia, afinal o Google contribui para a quebra de todas as informações.

A magia da biografia ficou também mais difícil com a grande concorrência entre artistas e políticos, que na sua maioria tem saído em safras medíocres, nada dignas de Rodolfo Valentino ou Chaplin ou até mesmo De Gaule ou Churchill.

De artistas, acho que os mortos são mais dignos de biografar, mas não acredito muito em biografia de pessoas mortas, afinal as pinceladas do autor ou do ghostwriter são anuviadas demais aquém da verdade. Prefiro biografar os vivos, é mais prático não se abster da verdade ou preciosismos literários.

Já os estadistas; precisamos muito de grandes expoentes. Lula não é nem de longe um exemplo, podemos classificar no máximo como um batalhador que alcançou a presidência, algo parecido como Lec Valessa na Polônia. Mas nada além disso. Nem Fernando Henrique e nem pensar em José Sarney.

A vida relatada ainda interessa para o mundo, todos tem curiosidade de saber, de entender. Um dia desses ouvi no rádio um líder politico local dizendo que quando estava exilado, um cidadão em Cuba disse que ouvia o programa de rádio dele em Havana, cidade esta que o político só viria a conhecer na década de 90.

A base da informação é de suma importância para o homem público, seja ele do meio politico, artístico ou das demais áreas de abrangência da publicidade humana. Eu, um dia iria querer que alguém soubesse da minha vida, embora ache isso improvável. Isso é uma carência do ser humano, de se sentir visto de se sentir existente.

Biografar é muito mais do que derivar por metonímias algo que possa dar suporte até mesmo a uma obra cinematográfica (quem se dispuser ao fardo, tentem "Lula, o filho do Brasil"). O mundo literário está mais do que saturado de diacronismos, por isso não vale a pena requentar algo do passado.

Coisas como ressuscitar a sexualidade de Adolf Hitler, ou determinar por que Freud era aficionado por tendencias sexuais é assunto morto, sepulto e diacronismo sem teor. Enfim falta gás para queimar nesse ramo literário, hoje em dia há muito trash e pulp fiction.

Ainda tem a grande concorrência da internet, que divulga sem pudores tudo o que se sua para criar ou produzir, que se pirateia sem nenhum critério o fruto do alheio. Se alguém toma um tombo na rua, logo aparece no Youtube ou alguém twitta isso. Logo penso se é algo que vale a pena. Mas como todo bom e velho escritor que nem se compara a Machado nem a Alencar (até mesmo por que eles não tinham problemas com temas e nem com o Google), vou tentando.

Creio que logo logo encontro um personagem a altura, para enfim inaugurar a arte do alheio na minha vida literária, nem que seja a bala. Por ora só não aceito Sarney, pois Palmério Dória já fez isso com maestria e nem Lula, pois Fábio Barreto já criou este peso morto cinematográfico...



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um giro por Brasilia

Antes a piada americana era que, se você queria ver orgia, deveria ir a um tribunal ou a um bordel. David Letterman alterou o destino para Brasilia...


Vamos a alguns fatos que nos levam a considerar a piada do apresentador americano.




Polícia detém 300 pessoas que promoviam orgias com menores no DF

A polícia prendeu 300 pessoas que promoviam orgias em um posto de gasolina em uma cidade a 20 quilômetros de Brasília. As festas eram movidas a drogas, sexo e menores de idade.

As orgias aconteciam pelo menos três vezes por semana em um posto de gasolina. O local era frequentado, principalmente, por menores de idade, sendo a maioria meninas, que faziam sexo em troca de maconha, cocaína e bebida.
O dono do posto não quis gravar entrevista, mas disse que a festa ocorria há dois anos e que já havia procurado as Polícias Militar e Civil. Ele afirmou também que fez ocorrências nas delegacias e chegou a encaminhar uma carta para a Secretaria da Segurança Pública.


Todos os detidos foram liberados.



Dinheiro de Valério pode ter financiado orgias

Em meio ao depoimento da diretora financeira da SMP&B, Simone Vasconcelos, o senador Demóstenes Torres questionou Simone se ela pagava a "cafetina Geane" por festinhas e orgias que seriam promovidas por Marcos Valério a políticos. A pergunta surpreendeu a todos e, a CPI Mista dos Correios pode abrir outra linha de investigação para apurar o destino dos recursos repassados pelas empresas do publicitário, acusado de ser o operador do mensalão.


O assunto foi esquecido.



Orgias em Brasilia

O senador Demóstenes Torres afirmou nesta quarta-feira que uma das empresas de Marcos Valério de Souza repassava recursos para o pagamento de prostitutas que participavam de festas com parlamentares no hotel Grand Bittar, de Brasília. No depoimento de Simone Vasconcelos, diretora-financeira da SMPB, o senador perguntou à depoente se ela conhecia Ricardo Machado e recebeu uma resposta positiva. Em seguida, questionou se conhecia uma cafetina chamada Geane. Aparentando nervosismo, Simone disse que desconhecia o assunto.


O Hotel nega a existência do hóspede.



STJ Anula as acusações contra Fernando Sarney

A sentença do STJ anulou os diálogos telefônicos interceptados na operação e o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que detectou movimentações financeiras atípicas do empresário em 2006, fazendo a investigação voltar à estaca zero.

Também serão convidados a depor os delegados federais e membros do Ministério Público Federal que atuaram no caso e em outras três operações mutiladas por anulação de provas pelo mesmo tribunal. Acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, entre outros crimes, Fernando é filho do presidente do Senado, José Sarney.


As acusações foram retiradas.



Críticas do Rock In Rio

Dinho Ouro preto prega a moralidade no Brasil da politica suja, e critica o Senador coronelista José Sarney pela capacidade de manter a imprensa de boca fechada. Foi ovacionado pelo público de roqueiros do Rock In Rio. Sarney foi alvo direto das críticas da imprensa sem fronteiras da internet e do Twitter que não tem como ser sensurados pelo senhor feudal do Maranhão.



A população agradece...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...