quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O milagre da pomba

Após a saída do PSB de Eduardo Campos da base de apoio da presidente Dilma Rousseff, para empreender a sua cruzada solitária de dono de partido rumo ao Planalto. As sanções por parte de madame presidente parecem começar meio que timidamente a emergir nas ações de tabuleiro de quem parece não muito satisfeita com o revés do socialista.

As pretensões do governador pernambucano, apesar de ambiciosas para quem quase não é conhecido além das fronteiras de Mauricio de Nassau. Parecem de alguma maneira, amparadas em algum feito monumental que se avizinha para dar tanta autoconfiança, a ponto de Eduardo mandar o torpedo aos seus cinco governadores para desembarcarem a gente da estrela dos quadros.

Pelas bandas tucujus, a noticia não foi muito bem recebida pelo governador, afinal ele já havia espalhado aos quatro ventos em tempos passados as juras de eterno amor à reeleição de Dilma em 2014. O que neste momento parece ir de encontro às determinações da nacional de seu partido.

Até por que o PT tucuju já não rende mais o mesmo caldo de outrora, devido a seu esfacelamento quase por completo e o tratamento de total indiferença dispensado aos outros caciques trabalhistas que não comungam das aspirações de Joel e Dora.

Como a situação realmente parece desfavorável ao PT por todos os lados, já que há grande possibilidade de os Favacho entrarem em uma chapa conjunta com Camilo, dando a ex-deputada Francisca a posição de vice, antes negada pelo PDT durante o pleito de 2012. E mesmo assim é muito provável que o PT continue na chapa socialista, mesmo sendo a manga chupada e com os fiapos embranquecidos.

Neste ínterim, talvez a vinda nada esperada da Ministra Ideli Salvatti da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, venha reforçar a tese de que dona Ideli deverá visitar os Estados que têm alguma afinidade com o PSB de Eduardo, para dar o recado curto e grosso, como as palavras de Dilma quando está nas tamancas.

E ao que parece esse deva ser o maior temor de Camilo. Afinal se Ideli vier ao Amapá e em alto e bom som declarar a pureza do DNA de Dilma e do PT nas obras federais no Estado, os altos investimentos socialistas em marketing com a intenção de incutir na cabeça do amapaense de que Camilo é quase “o construtor de Roma” devem naufragar em rios de lamentações que banharão a campanha da reeleição do governador.

Resta saber se já beira por Pernambuco a noticia da rejeição extremada de Camilo, que com direito a vaias e a repressão dos seus seguranças para refreá-las na boca do povo. Pois isso não deve ser palanque saudável nem para Eduardo ou muito menos para Dilma que já anuncia que outros palanques sentirão sua pisada de pés.

Certo mesmo é que as chances de ambos socialistas, tanto estadual quanto nacional, são muito pequenas e como já não dá mais para aparecer outra operação mãos limpas para tisnar adversários dianteiros. O que resta agora é Eduardo e Camilo rezarem pelo milagre da PF resolver fazer o mesmo com Dilma e Cia. Mas este tipo de milagre nem a pomba branca se dispõe a fazer...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...