terça-feira, 28 de setembro de 2010

Missão, Visão e Valores


A finalidade da existência de uma empresa é aquilo que define seu significado a essa existência. A grande missão é estabelecida diretamente através dos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais esta empresa foi criada e por isso sua missão deve representar sua melhor razão de ser. Atualmente na área empresarial é inadmissível uma empresa não conhecer as características do seu negócio, fato este que pode levá-la até mesmo à ruína. Se você ainda não tem definido que caminho deseja seguir e aonde quer chegar e, quais valores irão nortear esta sua caminhada, qualquer caminho servirá para você, pois qualquer um o levará para algum lugar. Mas como diz o trovador: quando não se sabe para onde ir qualquer lugar serve!
As empresas hoje não podem se furtar a isso. Mas então, o que seria missão?
Pode-se dizer que missão é a finalidade da sua existência, o porquê você está aqui, o que pretende fazer e a quem se destina essa sua existência. No meio empresarial, o significado de missão não diverge muito desse conceito.
Muitos de nós temos visão míope à vida. Visão, para alguns, é o sonho que se deseja realizar, como ser humano ou como empresa. É, também, aquilo que você deseja ser, num determinado tempo e espaço.
Por valores, deve-se entender como os princípios éticos, morais, cimentados em atitudes de fazer o bem, que norteiam a conduta e as ações de uma pessoa e que, inevitavelmente, lhes renderão os melhores resultados.
Quando se trata de TQM (Total Quality Management), lembre-se que atitudes de mudança e aceitação da mudança às vezes são difíceis de aceitar por parte de todos do conjunto, resistências e protestos e até mesmo rejeição a um novo formato sempre são comuns, faz parte da natureza do ser humano temer o que não conhece ou ainda não entende, até mesmo por que temos mentes individualistas e não consciências coletivas. Tratar de mudanças, principalmente de valores no ser humano, é um processo que requer tempo e nunca deve ser feito por escalonamento ou por setorização, se são necessárias mudanças na política interna da empresa, deve partir da diretoria até o colaborador mais incipiente sem exceções.
Quanto a valores posso sugerir alguns, mas um brainstorming é necessário para nós listarmos dentre uma infinidade de opções, as que podem ser cumpridas de acordo com a visão e a missão previamente estabelecida pela e para a Empresa.
Seria muito fácil ou muito bonito tê-las em integralidade em um certificado de qualidade, mas sabemos que é um conceito utópico implementar todas de uma vez em um curto espaço de tempo. Por isso sugiro que o conceito dos valores da Empresa, seja revigorado constantemente, a fim de incorporar um novo valor assim que o passo para a implementação e o cumprimento incondicional deste novo valor seja possível.
Comprometimento ético; Igualdade de tratamento a todos; Justiça e paz social; Transparências nas ações; Envolvimento com a missão da instituição; Valorização dos integrantes da instituição.
Estas são valores coletivos que podem ser adotados por uma empresa, mas não é difícil colocar valores humanos e individuais para que a empresa também passe a se humanizar, mesmo que um dia ela chegue a ter uma quantidade tão grande de colaboradores, que não seja possível uma integração física entre eles mas pelo menos valores humanistas os integrem a missão e a visão da empresa para que adotem um conjunto de valores da mesma.
Fé; Lealdade; Amor; Família; Humildade; Segurança; Alegria; Honestidade; Liberdade; Integridade; Fraternidade; Solidariedade; Divertimento; Aprendizado; Ética; Reconhecimento; Sabedoria; Crescimento...
Sem esse juízo jamais deixaremos de praticar atos ilícitos, ilegais, imorais, desonestos. Nesse caso, esqueça o que os outros fazem. A única maneira de conseguir sucesso perene, duradouro, ser feliz, é conseguir, de forma honesta, honrosa, íntegra, o que você deseja conquistar. Só assim você conseguirá associar suas conquistas com a felicidade. Caso contrário, em dado momento, desejará se desfazer de todo o dinheiro, de todos os bens que “conquistou”, para ter um momento de paz, de alegria, enfim, um momento de amor. E, diga-se de passagem, já conheci vários empresários assim.
Aconselho a tentar seguir sempre esses valores, ao menos nas vezes em que depender apenas de uma decisão sua para praticá-los e jamais deixe que alguns deslizes tornem-se princípios. Creio que essa prática será um dos maiores valores que você poderá deixar para sua empresa e àqueles que ama de verdade.

Estou de volta ao meu blog com a graça de Deus, com primeira postagem direto da terra dos vinhos azuis
Abraços e estou muito feliz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...