Hoje,
independentemente da geração, todos têm pelo menos um perfil em alguma rede
social. Além de ser fonte de informação e entretenimento, elas facilitam o
contato de negócios e estreitam laços entre empresas e clientes.
De
uns anos para cá, as declarações nas redes no mundo virtual têm causado forte
impacto e, até mesmo, problemas no mundo real. Diariamente, várias pessoas
perdem (ou deixam de ganhar) um emprego por conta da maneira como se apresentam
na internet. Já existem até manuais de como manter a sua imagem e como se
comportar no mundo virtual. Porém, o bom senso ainda é a melhor opção.
As
redes sociais têm impactado principalmente as empresas jornalísticas e os
formadores de opinião. Estudo recente divulgado pela Associação Nacional de
Jornais (ANJ) mostra que 90% das empresas de comunicação têm perfis nas redes
sociais. Segundo a pesquisa, 70% já tiveram de chamar a atenção dos jornalistas
pelo seu uso e 40% já tiveram problemas com o que é postado.
Alguns
podem até achar inocente dar uma cantada em alguém via Facebook ou Whatsapp, mas
dependendo do destinatário, o tiro pode sai pela culatra e atingir o próprio pé
do candidato a Casanova, como recentemente dois casos que surgiram acabaram
tisnando a imagem dos galanteadores pois as moças destinatárias não gostaram
nada do tipo misógino das mensagens.
Atualmente
deve se tomar muito cuidado com o conteúdo do que você posta ou envia, afinal,
para manchar uma imagem basta uns “likes” e uns compartilhamentos para tornar
uma brisa em um tornado de proporções devastadoras. Então, seja comedido, com
intimidades, nudes, e com as palavras que só devem ser pronunciadas
lábio-ouvido.
Personalidades,
políticos e até gente comum – não há distinção –, pois quando algo desabonador
acontece com sua imagem, o Supremo Tribunal do Google acaba por dar uma
sentença quase perpétua, pois difícil mesmo é desfazer tudo, mesmo que tenha
sido um mal-entendido que não há remédio eficaz e eficiente para curar.