terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Uma imagem, mil likes, infinitos danos

Hoje, independentemente da geração, todos têm pelo menos um perfil em alguma rede social. Além de ser fonte de informação e entretenimento, elas facilitam o contato de negócios e estreitam laços entre empresas e clientes.
De uns anos para cá, as declarações nas redes no mundo virtual têm causado forte impacto e, até mesmo, problemas no mundo real. Diariamente, várias pessoas perdem (ou deixam de ganhar) um emprego por conta da maneira como se apresentam na internet. Já existem até manuais de como manter a sua imagem e como se comportar no mundo virtual. Porém, o bom senso ainda é a melhor opção.
As redes sociais têm impactado principalmente as empresas jornalísticas e os formadores de opinião. Estudo recente divulgado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) mostra que 90% das empresas de comunicação têm perfis nas redes sociais. Segundo a pesquisa, 70% já tiveram de chamar a atenção dos jornalistas pelo seu uso e 40% já tiveram problemas com o que é postado.
Alguns podem até achar inocente dar uma cantada em alguém via Facebook ou Whatsapp, mas dependendo do destinatário, o tiro pode sai pela culatra e atingir o próprio pé do candidato a Casanova, como recentemente dois casos que surgiram acabaram tisnando a imagem dos galanteadores pois as moças destinatárias não gostaram nada do tipo misógino das mensagens.
Atualmente deve se tomar muito cuidado com o conteúdo do que você posta ou envia, afinal, para manchar uma imagem basta uns “likes” e uns compartilhamentos para tornar uma brisa em um tornado de proporções devastadoras. Então, seja comedido, com intimidades, nudes, e com as palavras que só devem ser pronunciadas lábio-ouvido.
Personalidades, políticos e até gente comum – não há distinção –, pois quando algo desabonador acontece com sua imagem, o Supremo Tribunal do Google acaba por dar uma sentença quase perpétua, pois difícil mesmo é desfazer tudo, mesmo que tenha sido um mal-entendido que não há remédio eficaz e eficiente para curar.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...