sexta-feira, 4 de maio de 2012

Qualquer semelhança é mera verdade...

Luciano Agra tem feito muitas coisas inéditas no jeito socialista de governar, desde que assumiu a prefeitura de João Pessoa. As reformas administrativas realizadas pelo prefeito com a demissão de militantes históricos e dirigentes do PSB, fizeram estourar a crise interna no partido.

Até o presidente estadual do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, deu o ultimato: entregou seu pedido de exoneração ‘em caráter irrevogável’ do cargo de assessor especial junto ao gabinete do prefeito, e acusou Luciano Agra de perseguir e intimidar os que na instância partidária se contrapuseram à sua postulação à reeleição.

Rosas disse que Agra descumpriu todos os acordos partidários acerca das mudanças na gestão municipal e revelou que a postura do prefeito está comprometendo o projeto do PSB na capital. A reforma realizada pelo prefeito, sacrificando dirigentes do PSB e contemplando partidos como PSDB, PT e PPS teria desagradado alguns integrantes da legenda socialista e Edvaldo Rosas entendeu o comportamento de Agra como atos de deslealdade e ingratidão. “Não estamos dizendo que deva privilegiar o PSB no governo, mas também não queremos que ele esteja fora do governo o qual ele governa, e privilegiar o PT que tem um candidato a prefeito, o PSDB que tem um candidato a prefeito”, desabafou Rosas, mencionando ainda o PPS. De acordo com Edvaldo Rosas, os auxiliares exonerados não foram sequer comunicados por telefone.

O processo de exoneração sem conversa prévia com nenhum dos exonerados numa atitude de profundo desrespeito com auxiliares históricos teve início em fevereiro. A lista é grande, significativa e reveladora.

Citando abertamente os nomes de alguns dos excluídos da administração municipal: o ex-superintendente da Emlur Coriolano Coutinho, secretário geral do PSB; o ex-secretário da Secretaria de Articulação Política (Segap) Ronaldo Barbosa, presidente municipal do PSB; o ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia Rubens Freire, vice-presidente municipal do PSB; e a ex-superintendente da Emlur e da STTrans e ex-secretária de Administração Laura Farias, tesoureira do PSB.

Os secretários demitidos foram exonerados sem sequer receber um telefonema. Alguns souberam pelo Twitter. Ou até falta de hierarquia como no caso de Rubens Freire que soube que estava demitido pela boca da secretária dele.

Embora assegurando não significar um rompimento, já que afirmou ser uma decisão pessoal sua, Edvaldo Rosas disse que entregar o cargo foi a forma que encontrou para demonstrar sua indignação e perplexidade pelo que está acontecendo com o PSB e repudiar as atitudes de Agra.

Quem foi que disse que esse comportamento é exclusividade tucujú?

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Marrom da cor da lama


Em tempos de Sun Tzu a arte da batalha consistia em guerrear com o inimigo no corpo a corpo somente se fosse o ultimo recurso a ser empregado, afinal o desgaste seria profundo nas hostes de ambos os exércitos, afora o fato de alguns generais serem mais afeitos a estratagemas do que calar baionetas.

Na politica amapaense tem sido basicamente assim; uso de armas não letais e muita prudência, com o corpo a corpo que não tarda a acontecer. Assim como nos anos duros da guerra fria se temia muito que a chamada “guerra de botões” acontecesse. O pânico e a paranoia de que com um mínimo toque em um botão vermelho qualquer, se disparasse misseis intercontinentais com alvos pré-determinados por um despotazinho afetado.

Os anos passaram e o pânico já não mais paira pelo toque no botão vermelho. A guerra se insurge pelas linhas de idas e vindas de pios e blogs. O botão que se teme, não é mais o que aciona mísseis, mas sim a tecla “Enter” que dispara escatologia propriamente dita.

Sob essa ótica de guerrilha lamacenta a politica amapaense tem durado. Para não se disparar nenhum projétil letal, a guerra tem se preocupado em seguir a linha ditatorial dos pequenos ditadores de repúblicas de bananas: Silenciar os críticos à base da execração pública, seguindo os velhos preceitos de Platão sobre expor os defeitos e as deformidades e fazer o ridículo deles.

Enfim a imprensa amapaense tem tomado golpes um atrás do outro. Com o trabalho de rumo desconhecido, a “senhora da foice” levou logo três boas peças do intrincado tabuleiro. Há quem diga que peças de lados diferentes, mas de todo modo, agentes da imprensa, cada um com seu toque pessoal e suas conjecturas nas artes da informação. Lá se foram Jacinta, Bonfim e Bezerra. Diz-me que o pano urdido ainda tem mais nomes, implacável tecelã tem sido a dona morte.

O tabuleiro autônomo entre agentes da informação do governo, dos opositores e dos ditos pensadores livres e isentos; coisa que deve ser muito difícil em uma terra que se parece muito com um poliedro, de tantos lados existentes a não se arraigar pé em um.

Também se golpeia os que ainda não golpearam, mas que podem golpear fortemente, como o que aconteceu com as jornalistas Girlene e Marcia. Que antes mesmo que fosse possível esboçar qualquer reação, foram varridas pelas tsunamis do rádio por um súbito interesse de uma emissora nacional querer divulgar seus dances em terras tucujús. Será que existe conto mais sombrio que esse?

Calar a imprensa é tática antiga, que ainda funciona muito bem por que jornalista não é milionário, a não ser que mude de lugar na mesa da redação e copie Marinho e Murdoch. Coisa que nem todo profissional tem como ambição uterina. Que me diga meu conterrâneo Lucio Flavio, que ainda peleia com um fantasma que lhe quer tirar as ceroulas.

Não indo muito longe, dia desses presenciei ao vivo a cena em que probo diretor de empresa pública admitiu que se falsificaram documentos sob a égide da fé pública e mesmo assim para não descer do salto e dar anuência ao destino dos fatos, resolveu processar o Reginaldo e o Silvio e o programa e a emissora e se estivesse no contrato social, até mesmo o porteiro da emissora seria indiciado.

Mas recente vem o ataque direto, coisa que se faz logo pela aplicação de um fato, sob uma leitura insinuante e algumas pitadas de cor e luz, com números (que o leitor ou ouvinte ou telespectador adora, por isso politico numérico ainda se elege) e um séquito de aduladores à “vaca de presépio” se faz de um fato, outro fato que se torna um grande fato. Assim Alcineia saiu da boca da noite e foi parar na boca do sapo e na boca do povo maledicente.

Enfim, penso eu como atento expectador desta novela causídica que; o passo de calar os críticos, conter os formadores de opinião e perseguir os demais, tem dado certo, afinal em pouco tempo a mídia deve se resumir a tabloides afetados com fotos do batizado de algum parente do governador, ou as viagens de férias da família em compras pela bela Paris ou pela abastada Milão.

A TV deve se concentrar em exibir programas que insulfla a opinião pública contra qualquer ação dela mesma contra o Estado de Faz de contas. O rádio pode se sintetizar em programas de louvação extrema, mas não a Jeová, pois pelo jeito Ele não dá DAS, nem CDS nem CA, nem se quer uma tetinha no úbere da administração pública.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...