sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ter uma casinha branca de varanda...


A física básica estabelece que as cores tem uma relação direta com a propagação de energia, sendo assim cada cor refrata as ondas de energia correspondente ao sue comprimento de onda irradiante. A premissa básica é: “A cor preta é a ausência de luz, por conseguinte absorve mais energia ao ser exposta a fonte de luz, retendo a mesma e gerando calor potencial”. Já a cor branca é a fusão de todos os comprimentos de onda e por isso tem tendência a saturação de energia e reflexão da mesma”.
Baseado nessa função básica da optica, vários segmentos da sociedade tem instituído a ideia dos chamados “Telhados Brancos”. A ideia é muito criativa no sentido de tentar amenizar a cúmulo de calor e diminuição dos índices de carbono atmosférico. Mas carece de mais fundamento técnico e econômico para realmente ter sua aplicação eficaz e alguns benefícios fictícios sejam derrubados.
O universo dos legislativos também tem encampado a ideia baseados na campanha “One Degree Less” (um grau a menos, em inglês), divulgada no Brasil pela ONG GBC. A campanha sugere que o uso de telhados brancos nas edificações pode reduzir os efeitos do aquecimento global e o consumo de energia. O estudo também afirma que 100 m2 de área branca são capazes de compensar a emissão de 10 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Tomando por exemplo os dados da GBC, embora muito vagos e duvidosos quanto a área coberta. Digamos que os telhados ocupassem um total de 95 Km2 em uma área urbana de 380 Km2. Seria capaz de compensar aproximadamente 9,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano.
Vamos transpor essa ideia para a realidade amapaense que tem valores similares e colocar alguns pontos sob a mira da física e economia básica. Caso se resolvesse aplicar esta politica em Macapá que tem 32,7 Km2 de área urbana e se tivesse seus telhados pintados de branco teria segundo os estudos fornecidos pela GBC uma compensação de 2,71 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano.
Mas qual seria o custo econômico-social de uma ação como esta? Vamos descartar o uso de telhas brancas, pois isso seria proibitivo quanto ao custo de aplicação e vamos passar a pintura. Para tingir esta área, seriam necessários 5,8 milhões de litros de tinta, o que significa consumir basicamente 1,02% de toda a tinta branca produzida no Brasil em um ano.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati), 18 litros de tinta são suficientes para pintar 100 m2 de telhado. Superfície que não pode ser pintada com tintas de pigmentos comuns como: cal, PVC ou látex, mas sim com tintas especiais a base de epóxi, que são compostos mais resistentes que os polímeros simples e como o telhado sofre constantes intempéries a durabilidade é essencial.
Como a lata de uma tinta premium de 18 litros gira em média de R$ 160, o custo para pintar todos os telhados estamos falando e 5,8 milhões de reais em tintas, não levando em conta os custos de mão de obra pois varia de caso a caso. Sem contar que a especulação em cima dos preços em função da busca excessiva fará com que falte tinta no mercado e, por conseguinte aumento de preço em função da carência de produto. Regra básica da economia.
Vele lembrar que a One degree lesse é patrocinada e apoiada fielmente pela Sherwin Williams, Dow Chemical e Iquine, que para quem não ligou o nome ao lobo, são os maiores fabricantes de tintas e pigmentos do mundo.
Projeto semelhante foi apresentado pela Deputada Roseli Matos esta semana na Assembleia Legislativa, mas por pedido de vistas sua votação foi paralisada. O projeto da Deputada é menos ousado do que a maioria dos projetos apresentados em câmaras e assembleias de representantes do povo. Estabelece apenas que as novas edificações de propriedade do Estado sejam adaptadas aos telhados brancos.

Como isso incide custo ao orçamento estadual, o Governador caso o projeto de lei seja votado na AL, deva vetar o mesmo a não ser que a AL indique a fonte de recursos para esta despesa adicional. O estudo do GBC é valido, mas ainda não considerado definitivo e nem estabelece o impacto positivo para pequenas áreas quase sem representação matemática no universo de reflexão de calor e diminuição da geração de dióxido de carbono.

Mas, todo o esforço para diminuir os danos causados pelo impacto ambiental que todos nós causamos, com certeza todas as ações são válidas, mesmo as que parecem andorinhas voando sozinhas, mas na verdade podem ser uma solução viável para nosso futuro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que é TEU nem sempre é NOSSO


Esta semana surgiu uma dúvida entre uma comissão que foi instalada para estudar o futuro do porto de Santana. De quanto seria o “TEU” futuro do porto e a tonelagem de grãos a ser trafegada após a reestruturação do porto.
TEU é a unidade correspondente a um contêiner de 20 pés. Ela é usada para identificar a capacidade de transporte navios ou a capacidade de um terminal portuário, normalmente informado em milhares de TEUs. O porto do Açu no rote carioca, terá além de quatro berços de atracação para contêineres, seis braços de atracação para navios graneleiros, produtos siderúrgicos, carga geral e embarcações de apoio a atividades offshore.
O Porto do Açu terá capacidade para receber navios de grande porte, gerando redução do custo do frete com importações e exportações, inclusive no caso do etanol. Em função do calado com profundidade de 18,5 metros, o complexo portuário do Açu permitirá a atracação de navios de grandes capacidades (capesize) com capacidade de até 230 mil toneladas e ainda dos chamados superconteineiros com capacidade de até 11 mil TEUs.
Hoje são poucos portos no Brasil em condições de receber estes grandes navios com capacidades superiores a 7 mil TEUs. Os armadores que atuam no transporte marítimo nas rotas entre Ásia, Europa e América têm expectativas em trazer para o Brasil navios cada vez maiores. Para isso eles necessitam instalar por aqui o que chamam de “hub ports” que são os portos concentradores de carga para posterior distribuição.
A existência de hub ports não é apenas uma possibilidade, como uma grande saída para o problema da cabotagem no Brasil que tem desequilíbrio em transporte de idas e vindas à direção sul para o norte e vice-versa.
Conceitualmente hub port ou porto de transbordo é um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas.
Os navios de grande capacidade reduzem sensivelmente o preço dos fretes, que explicam como os chineses conseguem colocar, mundo afora, os seus produtos a preços altamente competitivos, não apenas pelos baixos custos de produção, mas também de transportes. Há expectativas de que o Complexo do Açu seja um hub port, o que aumentaria ainda mais a sua importância econômica.
Os portos em funcionamento atualmente no país estão, de forma agressiva, buscando recursos para dragagem de olho no aumento de seus calados para não perderem competitividade. Como a maioria dos portos são estatais, eles estão buscando e obtendo recursos do PAC do governo federal, que dependem ainda das respectivas licenças ambientais.
Ainda assim, a concorrência não será fácil para eles, pois os novos portos como do Açu, têm custos mais baixos de manutenção, por não necessitarem destas dragagens. Além disso, no caso do Açu ele possui ainda mais flexibilidade e possibilidades devidos às suas grandes áreas de expansão.
O Porto de Santana tem similaridades com o porto de Açu, sendo ainda um porto jovem, já que data da década de 80 e apresenta um calado satisfatório, assemelhando-se aos dos grandes portos brasileiros. O que resta saber é quanto do território amapaense será destinado ao cultivo de soja, de maneira sustentável e na intenção de manter o Amapá como estado de maior preservação de floresta.
Erros como o da Cargill em Santarém, só são benefícios, quando trazem desenvolvimento ao Estado e não apenas o usam como rota de escoamento. Terras o Amapá tem, falta apenas dar o passo inicial para uma exploração consciente do potencial graneleiro do Estado, que a princípio deve apenas escoar a produção do Centro-Oeste Brasileiro.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ministro A. C. P. inaugura o silêncio

“O menor J.S.M. furtou em uma mercearia, dois pacotes de biscoito amanteigado e foi surpreendido pelo proprietário do estabelecimento que chamou a policia, que recolheu o mesmo a Fundação Casa, antiga FEBEM.”
“Os menores A.L.F. e J.R.F.G. foram cercados pela polícia na avenida mais movimentada da Capital, fazendo refém um casal que trafegava em seu veiculo e foi rendido pela dupla e mantidos dentro do carro do casal sob a mira de uma pistola. A polícia conseguiu negociar a rendição dos menores e recolheu-os ao DATA.”
Estes dois exemplos ocorridos na capital paulista e na capital paraense, mostram uma tradição histórica da imprensa ao relatar atos infracionais cometidos por menores de 18 anos e protegidos de exposição de imagem através do ECA.
O Supremo Tribunal Federal (STF) mantém em sigilo a identidade de 152 autoridades suspeitas de cometer crimes. Um procedimento adotado no ano passado como exceção, que visava a proteger as investigações, acabou tornando-se regra e passou a blindar deputados, senadores e ministros de Estado. Em levantamento feito em aproximadamente 200 inquéritos mostrou que os nomes dos investigados são ocultados.
Apenas suas iniciais são expressas, mesmo que o processo não tramite em segredo de Justiça, o que torna praticamente impossível descobrir quem está sendo alvo de investigação. Já havia sido revelado, em dezembro do ano passado, a adoção dessa prática no STF.
O inquérito aberto contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo dinheiro do esquema do mensalão do DEM no Distrito Federal, aparece no site do Supremo apenas com as iniciais da parlamentar: J.M.R. (Jaqueline Maria Roriz). 
Outros seis inquéritos trazem as iniciais L.L.F.F. Só foi possível identificar que o investigado era o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) porque outra investigação com a mesma sigla foi levada ao plenário do tribunal recentemente.
Em outros casos, é possível inferir quem é o investigado por meio de uma pesquisa. Sabendo que a investigação foi aberta em um Estado específico, é necessário cruzar as iniciais com todos os nomes de deputados e senadores eleitos por esse mesmo Estado. Por esse procedimento é possível inferir que um inquérito aberto contra L.H.S. em Santa Catarina envolve o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). 
Nesse caso, se confirmou que se trata efetivamente do parlamentar e ex-governador catarinense. Mas na maioria das vezes essa pesquisa não é suficiente para saber quem está sob investigação no Supremo.
Proteção. A regra de identificar os investigados no STF apenas pelas iniciais foi baixada pelo presidente do tribunal, ministro Cezar Peluso, no fim do ano passado. A inovação tinha por objetivo proteger investigações que poderiam correr em segredo de Justiça. Esse procedimento está amparado no regimento interno do STF. Não se aplica aos demais tribunais.
Pela regra, o ministro que for sorteado para relatar a investigação analisa se o processo deve ou não correr em segredo de Justiça. Se concluir que não há motivos para o sigilo, as iniciais serão tiradas e o nome completo será publicado no site.
Como eu sempre digo; a corrupção e o apadrinhamento corre solto e a população nem faz ideia de que ações tão suspeitas assim não tenham o intuito de desviar a atenção da sociedade para os políticos eleitos e que passam pelas instancias judiciais e parecem agora transitar incólumes da execração pública. Parabéns Ministro continue assim, afinal logo logo os crimes hediondos podem aparecer na mídia com tarjas pretas nos olhos ou imagem distorcida com voz de boca cheia de bolinhas de gude...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dubito, ergo cogito, ergo sum

Hoje faço aniversário e com isso fiz um retrospecto da minha vida, gosto de fazer isso, comemoro o passar dos anos avaliando também como me saí no período anterior, por isso resolvi escrever este texto. Um desabafo? Não, apenas uma reflexão...

Nestes meus muitos anos de vida não posso me gabar das amizades que fiz, mesmo que hoje já não tenha o mesmo contato com algumas pessoas, sei que passei por estes anos acompanhado do que a vida tem de melhor, ela mesma! E isso é muito digno, afinal preferível ser só do que ser falso.

Outra coisa que posso me vangloriar é que tudo aprendi, ou mesmo o que apenas melhorei nestes anos de vida. Aprendi a respeitar as pessoas, a ter amor ao próximo (claro que ainda não consigo ter para com todas as pessoas. Jesus é Jesus...), errar, acertar, chorar, sorrir, mas principalmente a fazer todas estas coisas, e muito mais, sempre com a cabeça erguida. Afinal não tem nada melhor do que se andar olhando para frente, sem temores, medos, vergonhas ou mágoas para lhe embaçar a visão.

Mas o conhecimento é sempre bom, afinal acredito que é a única coisa que O Criador não nos tira na hora da morte, senão, como seremos julgados se tudo o que sabemos fosse esquecido? Ele não seria tão injusto, por isso valorizo mais o conhecimento que qualquer outro tesouro material, não irei levar comigo mesmo.

Escrevi muito, mas poderia ter escrito muito mais, tive fé que conseguiria realizar alguns sonhos e quebrei a cara em alguns pesadelos; faz parte... Ouvi música, a divina música dos acordes e das melodias que sempre me inspiram algo. Li muito, mas poderia ter lido ainda mais, mas li toda a qualidade do conhecimento humano de extremo a extremo. Conversei e aprendi o que era possível com todos. Acredito que nesse tópico, não tenho mais nada a aprender só a ensinar.

E o amor? Acho que amei muito, de várias maneiras e várias pessoas, afinal “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” e realmente não há, para tantos... Mas a busca do amor perfeito é eterna ou efêmera, desde que você consiga afirmar que a busca está encerrada. Por isso encerrei a minha: casei-me, e assim aprendi a conviver com alguém completamente diferente, e a cada dia aprendo mais, e amo mais... ”Peti eu te amo!”

E o que aconteceu no mundo nestes vários anos? Tanta coisa... Vi grandes músicos fazendo sucesso e partindo, deixando tantas mensagens em branco; Comemorei algumas vitórias da Copa do Mundo. Ah... vi o Senna correr e arrepiar com vitórias na garra, mas o vi morrer e deixar a pátria desolada. Pude perceber a evolução do nosso Brasil em tantas coisas, até mesmo na política, mas vi também que existe tanta coisa por fazer ainda, principalmente dentro de cada um de nós brasileiros. Já sobrevivi a quatro Papas, mas morro de vontade de ver uma coroação britânica.

Tanta coisa aconteceu nestes anos, sei que é pouco, sei que muito tenho ainda por fazer e sei também que muitos vão falar: “você ainda é jovem”, mas o que importa não é sua idade, mas como passou por todos os anos da sua vida.

Não sou perfeito, mas não vou ressaltar neste texto, meus erros, mas o que aprendi com os mesmos... e vocês? Não importa o que você viveu, mas como viveu e quando seu caminho deixa de ser disperso e passa a ter um sentido, você realmente entende que a vida é bela e realmente vale a pena abrir os olhos todas as manhãs e encarar os desafios e no fim do dia dizer: Meu Deu amado, como você é maravilhoso! Por isso: continuem vivendo como se a cada dia fosse o último... Como  escreveu a grande Cora Coralina; "A vida é bela, a vida é boa. Voa pássaro, voa!"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A lição da dona de casa


Um exemplo muito utilizado como padrão de gestão institucional nas aulas de Economia I e II é o da dona de casa. Caso bem justo de adaptação a um processo de administração sob a ausência constante de superávit econômico. Pode até parecer estranho que um exemplo dessa natureza seja utilizado na formação de futuros economistas. Afinal as donas de casa na sua maioria não tem formação técnica ou acadêmica para fazer sua gestão, são mesmo autodidatas na arte de fazer as economias do lar durar elasticamente ao longo do mês.

O leitor deve estar se perguntando aonde se quer chegar com esta digressão. Mas na verdade vamos utilizar o exemplo da dona de casa para ilustrar um caso muito peculiar. A administração do dinheiro público.

Se tivermos uma dona de casa que administra um orçamento de um mil reais/mês, tendo as despesas delimitadas não em percentuais; pois as despesas domésticas na sua maioria são flutuantes, ou seja, oscilam em valor conforme a sazonalidade do período administrado; mas sim em valores em espécie. Mesmo assim elas carecem de um verdadeiro poder malabarístico para gerir um orçamento que não é flutuante, pois a fonte de receita sofre descontos fixos, como INSS, Vale Transporte, Contribuições Sindicais e outros descontos, não programados, como faltas/atrasos e adiantamentos.

Partindo desse princípio, podemos fazer um rol de despesas-padrão, como energia elétrica, telefonia, água, educação (materiais e despesas eventuais), alimentação e conservação e caixa de despesas não programadas, como saúde (pois não há recursos para ter um plano de saúde privada), em medicamentos e tratamentos complementares, transporte (não possibilitando deslocamento para o lazer), vestuário (somente em determinados períodos) e investimentos simples (geralmente caderneta de poupança).

Sabe a dona de casa que seu diminuto orçamento tem um comprometimento fixo de 78%, e somente os 22% restantes servem aos malabares atos da administração. Ela sabe também, que algumas de suas despesas são fixas e por isso pode planejar seus gastos nessas obrigações como sendo comprometimento da sua receita e nem contar com eles daqui a diante, pois o valor reservado é suficiente para arcar com as tais despesas fixas.

Vamos supor que um plano de reajustes salariais milagroso tenha elevado substancialmente a receita dessa dona de casa. Neste momento a economia doméstica e a Administração das finanças públicas sofrem ao mesmo tempo uma bifurcação e logo a seguir uma intersecção de seus caminhos.

Enquanto que a dona de casa redireciona seus recursos para suprir as necessidades não cobertas anteriormente pela ausência de recursos, como: Saúde, educação e aumento da qualidade de vida familiar em virtude do superávit da receita líquida. Já a Administração Pública que destina às suas obrigações, não valores específicos aos gastos que não são oscilantes, como folha de pagamento e despesas operacionais; mas sim em percentuais, que podem flutuar em virtude da arrecadação. Gerando um repasse superdimensionado para cobrir uma despesa fixa.

Como parâmetro à lição da dona de casa, podemos ilustrar a política de repasse dos recursos entre os poderes estaduais. O Executivo faz o papel de gestor da divisão de recursos e repassa percentuais exigidos por lei, tanto para o Legislativo quanto ao Judiciário. Sendo assim, se o Estado arrecada 1 bi e tem que (em tese) repassar 20% ao Legislativo e 20% ao Judiciário, sobram-lhe 600 mi para gerir as ações executivas.

Mas em uma possibilidade real de déficit na arrecadação (e isso tem ocorrido) o percentual acompanha o decréscimo de receita, assim como o contrário também é real, pois em um superávit (e isso também tem ocorrido). Em ambos os casos é de se pensar que em um déficit, o poder destinatário teria dificuldades de caixa, mas isso não ocorre, pois o percentual mesmo com o menor déficit registrado ainda assim é suficiente para a expectativa de gastos.

O mais fantástico de tudo isso é que tanto em déficit quanto em superávit os poderes que recebem repasses, não têm prejuízo com a oscilação receitaria, enquanto que o poder repassante tem que fazer os malabarismos da economia da dona de casa.

Fica a pergunta: Por que estes repasses não podem ser feitos em valores de gastos fixos? Afinal para que serve a sobra de caixa em instituições que tem orçamento fechado e não fazem obras ou benefícios públicos a não ser para sua própria funcionalidade?

O resultado é que na fartura, os poderes se comportam como qualquer família comum, em detrimento a investimentos de qualidade de vida, simplesmente aproveitam a sobra de caixa nos tempos das vacas gordas, para aumentar a opulência de seus próprios poderes que em nada contribuem à coletividade.

Veja o resultado disso, em: Diversos auxílios para parlamentares e magistrados: verbas indenizatórias, veículos luxuosos que mais servem para o conforto e ostentação do usuário do que para sua locomoção ao espaço de trabalho e outras excentricidades bem duvidosas. Sem contar com um poder que nenhum outro servidor goza. Em um momento de fartura, aumentar os próprios salários.

Mas ao contrario da dona de casa que em momentos de arroxo, corta tudo o que não é essencial para manter a economia doméstica mesmo que em níveis mais baixos do que os da zona de conforto e equilíbrio. Os poderes não tem a mínima sensibilidade com a ausência de caixa dos repasses, já que mesmo com as vacas magérrimas a ponto de estar na pele e osso literalmente, continuam com os gastos como se nada estivesse errado.
Pura ideologia do império romano. Gaste mais e quando faltar aumente os impostos. Afinal; pra isso existe o povo...

domingo, 13 de novembro de 2011

O povo cala e se da mais corda


Cada vez mais sinto que a sociedade civil organizada tem um débito de responsabilidade com os usuários de transporte coletivo na região metropolitana de Macapá. Afinal vemos a mesma sociedade participando de audiências públicas, questionando os fatores positivos e negativos de vários projetos em curso, sejam eles em discursão na Assembleia Legislativa ou do próprio Governo do Estado.
Mas sua omissão sobre o desenfreado curso do aumento de tarifa do transporte coletivo nos faz pensar que só se faz celeuma onde há vantagem, mas pergunto: Não há polêmica em pagar caro por uma prestação de serviços de uma concessão pública, ruim, mal aparelhada, sem segurança, conforto ou funcionalidade?
A população parece que já se conscientizou que o poder municipal está ausente e inócua, pelo jeito não deve mais dar o ar da sua graça na decisão final de vetar tais abusos, deixando nas mãos da justiça o poder de decidir sobre os custos onerosos das tarifas que consomem quase 27% da receita doméstica do usuário com um filho na idade escolar, quase um financiamento.
É de se estranhar que a decisão sobre as despesas do cidadão sejam dadas por quem anda de carro oficial e nem precisa acordar cedo para chegar ao trabalho, ou muito menos criar bolor nas paradas de ônibus, que na maioria nem se quer existem, a não ser quando é lembrada pelo indicio de dois ou mais passageiros a esperar o coletivo.
No entanto as ações de combate aos clandestinos, como motos e carros de passeio que seguem o curso do crescimento urbano mal servido pelo poder público no que tange ao transporte coletivo, evidencia de que a natureza tem que seguir seu curso urbano. Afinal de que adianta seguir as regras de somente preferir transporte legalizado se este não serve ao benefício, mas sim a um prejuízo ao cidadão.
Belém relutou muito antes de abrir sua concessão de coletivos aos alternativos, mas não teve outra opção, pois o crescimento populacional e a demanda superaram em muito a capacidade das empresas de suprir o serviço. Hoje a situação continua grave no que diz respeito ao transporte coletivo, um inferno de vans e micro-ônibus tentam, mas ainda assim provem um serviço deficiente.
Macapá ainda não esta no caos do transito, mas a sua população ainda se preocupa com comezinhas, como quando a CAESA resolveu fazer a interligação de suas adutoras norte-sul, parando o transito na entrada da zona norte. A chuva de reclamações de usuários de veículos particulares era até absurda perante o fato de que um serviço de maior importância que o desconforto de um engarrafamento, que beneficia a coletividade estava sendo tratado como se fosse um desrespeito ao cidadão.
Mas quanto ao fato das tarifas, nenhum grito, nenhuma marcha ou caminhada, se quer um pio da população, ou engajo de algum politico oportunista em vias de eleições municipais a se aproximar. Nada a reclamar...
R$ 2,30, este é o valor atual e continua a esvaziar as poucas economias do cidadão que depende do serviço. Nenhum  questionamento foi feito e mais uma vez será aceito como verdade absoluta de que a população parece estar vivendo em um reino mágico onde tudo e crível e aceitável pois na perfeição está. Vamos ver quando a corda dos bonecos exaurir toda sua cinética para saber onde isso vai dar...
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