quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Velho mundo


Uma noite bem acalorada no aeroporto internacional de Val de Cães. Malas azuis no pátio. Olhos marejados da mãe e olhar sério e sempre cauteloso do pai. Camisa de lã bege e calça jeans com bota de couro zebu.
Foi assim em uma noite de quinta feira 14 de agosto que guardei as últimas imagens desta terrinha por onde passei quase seis meses, falta menos de uma hora para embarcar no airbus TAM com destino a Recife. Algumas horinhas de vôo me separam da porta de entrada do Lufthansa.
Quase dez anos depois, abandono mais uma vez meu país, para um exílio que agora suponho sem volta. Antes como mero estudante bolsista de doutorado rumo a Hamburgo para a velha e doce der Bundeswehr, agora vou já maduro e conciente que esta é minha última cruzada sobre o Atlântico rumo ao velho mundo.
Sei que ao novo mundo não regressarei mais em vida. A passagem é só de ida e o mundo dos florins e moinhos de vento desta vez é o destino certo para uma extensão deste segundo momento de vida a que me destina Deus.
Strassburg. Terra da pilsen mais gostosa do mundo, viver em meio a âmbares líquidos e com o odor do lúpulo ou amargor da levedura me faz pensar que simplesmente eu nasci em um útero de um propagador de mosto.
Decidi isso deitado em uma rede a tarde de chuva de um sábado quando pensava em que iria fazer para minha nova vida. Decidi então reatar velhos contatos e enfim um dia surgiu um telegrama ( é eles ainda existem!) e enfim, estou aqui.
Já tomei alguns cafés, meus pais já se foram para casa, viver suas calmas vidas e eu estou indo. Sozinho para um futuro bem novo, uma língua nova dentre as tantas velhas que aprendi a dominar. Menos o portugues que nunca consegui me fazer entender até hoje.
Mas acho que é isso. Uma despedida simples para quem não deixa nada para tras a não ser o rastro do avião, que com certeza nunca mais me trará de volta para esta terra de lembranças que não quero mais.

Deus me acompanhe e me guie!

domingo, 19 de setembro de 2010

Um novo Homem


Após algum tempo de reforma o velho ford bigode cumpriu o que prometeu, voltou um porsche, 10 quilos mais magro, uma lipoescultura abdominal, rinoplastia, cabelos tingidos de negro como asa de graúna, como Dias Gomes descrevia Odorico Paraguaçú.
Uma grande renovação, não so no exterior mas no interior também. Profissionalmente realizado, e com o ultimo sonho realizado. O de dirigir uma grande indústria.
Durante minha estada na clinica do dr. Alvaro, li e reli Jorge Amado, que em 77 publicou Tieta do agreste, relatando a vida de uma mulher da adolescencia sofrida no cú do mundo que era Santana do Agreste até se tornar uma bem sucedida cafetina.
Não sou Tieta, mas lembro que em 1989, O mesmo Dias Gomes novelou Tieta para a Globo e na trilha sonora havia uma canção de Simone a quem tanto adimiro, chamada uma nova mulher;
Reescrevi o texto em uma vesão masculina, pois é deste mesmo jeito da canção que me sinto agora.
Me desejo boas vindas na segunda metade de minha vida que começa agora nos degraus da clínica para onde vou descer agora. E enquanto meu jardim da eternidade estiver no mesmo local onde o deixei há muito tempo atrás, longevidade e vida longa ao Rei!

Que venha esse novo homem de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos das mulheres
A sede voraz, da paixão
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser um novo homem
Livre, livre, livre para o amor....quero ser assim, quero ser assim
Senhor das minhas vontades
E dono de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhor das
Minhas vontades e dono de mim....
Livre, livre, livre para o amor quero ser assim, quero ser assim,
Senhor das minhas vontades
E dono de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhor das
Minhas vontades e dono de mim....

Bom domingo a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...