quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ramadã? ha?


Ontem começou o mês sagrado para os muçulmanos, o ramadã, que é para eles o período onde há mais de 1835 anos Maomé recebeu os textos sagrados do alcorão diretamente de Alá.
Mas a pergunta que não quer calar é que dentre quase um bilhão de muçulmanos espalhados pelo mundo, eles que se dividem em duas classes bem distintas; sunitas e xiítas, ainda não tenham chegado ao consenso de quando realmente chega o início do ramadã.
Pela tradição, o período de jejum e de abstinência a todos os prazeres da carne do nascer ao por do sol, começa junto com o mês lunar, onde a predominância das forças gravitacionais da lua sobre a terra é maior.
Embora eu não tenha a mínima idéia de que forma isso interferiria na vida religiosa dos fiilhos de Alá. Para os xiítas isso também é uma ingógnita pois o ramadã para eles só começa amanhã, embora os sunitas já estejam jeijoando desde hoje.
Saladas dogmáticas a parte, o que vale mesmo é que nesse período a intifada tem um recesso de 30 dias de onde teremos menos crises e atentados para noticiar nos telejornais.
Seria bom também se Israel aproveitasse o pessach para fazer também uma reflexão sobre seu regime corsário contra a faixa de gaza.
Na verdade essas religiões bem antigas e mais antigas que o cristianismo deveriam pegar uma carona na modernidade, afinal todos tem que se adaptar aos novos tempos, isso é parte do nosso destino evolucionário, não qu eeu vá pregar aqui que as tradições devam sewr descartadas, afinal sou partidário delas.
Mas a corrupção das idéias tanto maometanas quanto judáicas tem sido para mim que nem as jurisprudências da lei romana, ou seja, todo mundo entende de uma forma diferente o mesmo artigo e no fim como ninguém se entende abre-se uma jurisprudência para justificar a torre de babel.
Lei é lei, mas seria tão bom se todo mundo entendesse a lei de uma forma que fosse benéfica e a contento de todos, pena que nem todo mês é ramadã, nem todo dia é pessach assim como natal só no fim de cada ano junto com o décimo terceiro salário.

Jejum de guerra, paz em casa e bola pra frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...