terça-feira, 7 de junho de 2011

imprensa Junina

Foi-se a época da censura. Foi-se a época da ditadura. Foi-se a época em que era preciso pensar três vezes antes de escrever um artigo de opinião ou sobre algo polêmico. Será? Pois muitos discordam disso. Sem sombra de dúvidas, estamos vivendo em uma sociedade que, cada vez mais, demarca os limites da imprensa, não tira os olhos das matérias publicadas - e nem de sites - e blogues pessoais de jornalistas/artistas/humoristas renomados.

E onde fica a tal liberdade de expressão? E os tiros chegam por todos os lados. Com o Twitter, ficou ainda mais fácil virar alvo de polêmica e exemplo do politicamente incorreto. Tenho um amigo que quase entra em um litígio via Twitter com um cidadão que basicamente não valia a pena.

Tudo bem que temos liberdade de pensamento e de expressão, mas aí dar uma de Ed Motta em um site de relacionamentos é superlativo de hipocrisia. O cantor ofendeu mulheres e músicos: “Estou em Curitiba, lugar civilizado, graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim, porque ô povo feio o brasileiro [risos]. Em avião, dá vontade de chorar. Mas chega no sul ou SP gente bonita compondo o ambiente [risos]”.

E tem mais: “Mulher feia tem que ser mega competente [risos]. Se não, é Paula Toller nas cabeças [risos]. Linda, burra e sem talento”.

Particularmente Ed Motta veio de carona na morte de seu tio, que para quem não sabe era Tim Maia, mas esse sim tinha voz e talento, e não Ed que caiu no palco com público irrisório e se acha capa da People e modelo anatômico perfeito. Coisa que nem de longe é.

Além disso temos tanta coisa para noticiar, informar, que acaba sendo dispensável esse assedio com essa gente que corre atrás de holofotes. Osama morreu, Obama caiu, Saleh foi queimado, Dilma não vai fazer arraiá no Torto e Palocci pelo jeito não vai entrar na roda, fica na quadrilha.

Tem a polêmica sobre a futura distribuição do chamado “kit gay” nas escolas que ganhou novos capítulos nos últimos dias. Dilma decidiu vetar a distribuição do material de combate ao preconceito contra homossexuais, elaborado por organizações não-governamentais em parceria com o Ministério da Educação. Mas o ministro da Educação, Fernando Haddad, já avisou que pretende refazer o kit do projeto e distribuí-lo ainda neste ano

Se a crise passou, não sei, mas que a terra ainda reclama, o Chile que o diga. Enfim vamos esperar para ver, afinal fui que nem bula de remédio, informei, adverti, amedrontei, mas vocês não me deram atenção, votaram em Dilma e deu no que deu.

Simbora arraiá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...