terça-feira, 1 de junho de 2010

Algozes & Carrascos יִשְׂרָאֵל


Se existe um povo pelo qual tenho grande admiração e respeito é pelo povo judeu. Sua histórica saga transcende as histórias do antigo testamento. Ô povinho para sofrer. Foram expulsos, escravizados, enxotados, torturados, banidos, divididos, passaram por centenas de guerras, foram abençoados por Deus, amaldiçoados por seus pecados, viram cara a cara figuras lendárias como Abraão, Moisés, Salomão, Jesus, Golda Meir e Ithzak Rabin. Depararam-se com figuras desprezíveis como Casimiro e Adolf. E mesmo assim... Como as baratas pós holocáusticas, sobreviveram a tudo. E hoje são um exemplo de desenvolvimento na árida região onde se instalou o Estado de Israel desde 1948 quando foi declarado independente.
Mas com a notícia sobre o ataque a navios civis que tentavam furar o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, fica explícito o papel de Carrasco que Israel assume a partir de agora. No afã de proteger seus direitos o Estado toma para si o papel ditatorial, fundamentalista e nocivo. Os EUA neste momento estão de bico selado para qualquer comentário sobre o ocorrido. Não houve proposições à ONU para que alguma medida fosse tomada pelo conselho de segurança, nem mesmo para puxar a orelha de Benjamin Netanyahu que parece, puxou a arrogância de seu acamado antecessor Ariel Sharon.
Acredito que essa postura boca de siri por parte dos EUA deve ser pelo fato de que Israel não dormiu no ponto e enquanto o mundo se dividia pela cortina de ferro, tratou de fazer para si "A Bomba", objeto hoje tão cobiçado por Armadinejad e seu Irã cheio de urânio pauperrimamente enriquecido que nem para bombinhas de São João servem no momento.
Hoje então nos perguntamos... Israel está imitando quem?
שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם - Shalom Aleikhem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...