sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rota Hilusória - RH


Nos últimos dois meses tenho frequentado os sites de RH (recursos humanos) daí para constatar uma tese. Praticamente me cadastrei em todos os sites com meu currículo (que não é pouca coisa!), para ver se algum desses sites tinha algum resultado ou alguma chance para mim. Foi uma completa decepção. Dois meses de cadastros, candidaturas para vagas onde meu currículo especificamente caía como uma luva! E... Nada.

Recebi um telefonema de uma delas me convidando para uma entrevista. Fui até lá, uma psicóloga bem novinha (parecia estagiária) me entrevistou, leu todo o anúncio da vaga como se fosse um sermão de Vieira, me deu algumas dicas sobre como fazer um bom currículo e só! Como naquelas músicas do passado: disse que ia me ligar e nunca mais deu notícias. Só para tirar a dúvida, entrei no site da empresa que oferecia a vaga. Uma multinacional da área de alimentos e fertilizantes. As vagas já não estavam mais disponíveis. Que pena.

Outros sites atacam de táticas mais pomposas como anunciar o salário a ser pago a titulo de incentivar os candidatos a veicularem seu currículo no site (que é pago!) e lá fui eu com meu "Américan Esquece" para testar estes sites. Não preciso dizer que nunca recebi uma mísera ligação e os emails que chegam destas empresas para minha caixa de mensagens são ofertas de novos produtos ou serviços para comprar.

Um site curioso foi um de renome nacional, que a gente paga e as vagas oferecidas são as que veiculam em agências e sites locais que não são pagos. Mas o incauto assinante só descobre isso depois que fechou um contrato de no mínimo 3 meses com a dita empresa para veicular seu currículo em valores de vão de R$ 30,00 a módicos R$ 280,00 dependendo do pacote. Em alguns, você paga até para saber quem está querendo te contratar.

Fico imaginando como deve ser para uma pessoa que está desempregada, bater a cara na porta dessas agencias virtuais, porque ou esta sem grana (pois o seguro desemprego não é eterno) ou porque seu "Américan Esquece" já não é mais aceito por ser uma verdadeira navalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...