quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kung Fu Tsé


Salve a mangueirosa!


Uma semana alegre, tenho evitado falar em jogo do Brasil, por que já tem gente demais falando nisso, mas na sexta os canarinhos enfrentam os lusitanos e vamos ver no que dá.


Afinal a busca da glória eterna é sempre uma ambição das maiores da humanidade, Confúcio (Kung Fu Tsé 551 a.C. - 479 a.C) tinha grandes iluminações sobre muitos temas, mas sobre a vaidade e a ambição, são as que mais me chamam a atenção, mesmo que o famoso discurso do eu sei que você sabe que eu sei... Já esteja meio batido, a conversa clássica sobre respeito ainda é muito atual. Ontem o presidente Lula esteve aqui, seu otimismo em visitar a região norte nos faz pensar que ele tenha medo de pegar alguma doença infecto-contagiosa, pois sua visita de médico, que nem faz firula, foi tão rápida (como as demais aqui no norte) que nem deu tempo da população de Altamira vaiá-lo o suficiente pelos anos de abandono. Tudo bem que ele veio por um motivo que eu acho importante, o lobby pela hidrelétrica de Belo Monte. Mas ao lado da governadora do Pará (que não conta com uma boa imagem, dadas as deficiências do Estado nos últimos anos), a ovação que ele esperava surgiu na chuva de vaias. Com um jeito meio que malandro (que é típico dele), pediu para o povão baixar as faixas de protestos para ele poder ver a cara deles (no bom estilo te pego lá fora) e depois quem quisesse poderia vaiar a vontade.


Tática de negociação em crises, Lula tem feito seu dever de casa como estadista. Mas o retoque final foi a circulação do helicóptero pelas redondezas da cidade. Coisas do tipo: vamos dar um tchauzinho da de cima pra sermos bem expeditos.


Lula até que tenta, tem buscado a glória no ápice de sua vaidade e a ambição de deixar sucessão, atitude tipicamente animal, de deixar seu DNA prevalecer, como na natureza fazem insetos e outros seres vivos.


Cada vez mais me conformo que não é a população que não sabe votar, mas sim as pessoas que se mostram depois do poder. Que nem me dizia um amigo: Quer saber quem é verdadeiro? Dá um poder pra ele.


Confúcio tinha muita razão quando escreveu que os homens perdem o tempo precioso buscando a glória e quando a conseguem não tem mais tempo para desfrutá-la, pois o tempo é curto. A vida é curta. Curtamos a vida.
Pensamos ansiosamente no futuro e esquecemo-nos de viver o presente, vivemos como se nunca fossemos morrer e morremos como se nunca tivéssemos vivido.

Boa quarta feira para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...