segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Danke mein Freund!


Conheci o Weimar na década de setenta quando estudavamos no educandário Alves Maia. Junto com ele aprendi muita coisa na arte de gazetar aulas. Sempre fomos unha e carne durante a vida inteira, mesmo nos separando em momentos distintos da vida, mas de repente olha ele lá. Nos reencontramos no Liceu Lauro Sodré e mais tarde no Pio X, onde quase beijamos a pedra. Mas o mundo precisava de nós longe da batina, por isso fui para a universidade aqui e ele como era de familia mais abastada, foi para Princeton cursar direito.
O Aramis sempre foi uma figura ímpar, filho de Pai nascido na Lorena, fronteira com a Alemanha e França. Nunca soube precisar bem qual a nacionalidade de seu pai, até mesmo por que antes da guerra o Velho Richard era francês, durante a guerra virou alemão e depois da guerra voltou a ser francês, logo o pobre do Aramis teve que lidar com isso. O pai apaixonado por Alexandre Dumas (daí o nome do mosqueteiro) e ouvinte uníssono de Wagner, criou o Aramis numa eterna cavalgada das Valquírias, afinal a dona Ismênia, uma brasileira recatada foi para o andar de cima quando nós éramos pré-adolescentes, acho que ela foi a primeira pessoa morta que eu ví na vida e acho que o Aramis Também.
O Aramis se formou e eu também, eu casei e o Aramis também, tive filhos e o Aramis também, separei e o Aramis ficou viúvo.
Quando voltei a terrinha, a primeira pessoa que procurei foi o Aramis, cabelos grisalhos, uma vida reclusa em seu apartamento na Braz. Tipicamente o CDF, vive sozinho, enólogo profissional, procurador federal reticente, que assim como eu não sabe dançar.
Falo sério, gente como eu e o Aramis são bem raras, não por que somos bons, mas por que não nos damos conta que o mundo existe de uma maneira tão comezinha que nos alheamos a isso.
Faço essa dedicatória hoje, ao meu grande amigo Aramis Weimar, que tanto nas horas boas como nas inglórias, fez parte e faz parte da minha história de vida.
Amigo, obrigado por tudo, um abraço do tamanho de órion para você. Vamos tomar uma?

Boa semana a todos os amigos.

Nota: Foto do baile de carnaval de 1983 da AP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...