segunda-feira, 7 de março de 2011

A dificil arte das omissões

Em certos momentos refletimos o quanto as coisas podem ser resolvidas pelo poder de nossas ações, palavras e gestos. Sabemos que podemos fazer qualquer coisa e alterar o curso dos acontecimentos mudando apenas um grão de areia da sua posição original no quadro.
É difícil imaginar o quanto crescemos com essa concepção de que somos deuses. Afinal: "Não sabeis que sois divinos?" Odeio essa frase piegas da renascença. Ela acaba pregando que tudo podemos e que tudo está ao nosso alcance. Mas isso não é para todos os mortais. Não cabe a plebe gerir seus destinos. Nem aos mortais decidir o que é bom para eles.
Correndo o risco de ser tachado de anti-semita, mas devemos ser conscientes de que vivemos a ilusão de que governamos nossas vidas. De que basta querer e como num passe de mágica todos os anseios de nossas almas tem sua realização concretizada. Isso é a mais pura bobagem, quer queira, quer não nossa felicidade depende dos outros, as vezes de pessoas que nem conhecemos as vezes de pessoas que nem estão intrinsecamente ligadas a nossa felicidade, mas de certa forma, como uma teia absurda de emaranhados toscos traçados pelas Parcas e suas piadas toscas, estamos emaranhados nesta trama.
Fico revoltado quando vejo que meu futuro, os planos, os amores as certezas, dependem de pessoas e de acontecimentos tão esdrúxulos ao contesto que se pode pensar o que se teria a ver com isso. Não posso envolver o destino nisso, afinal envolve-lo seria o mesmo que culpar Sócrates pela dengue 4. Por isso acho que temos que aprender a contornar esses intermediários da felicidade.
Por fim antes que eles acabem com anos de planos e de metas a fim de nos tornar grandes fantoches infelizes tentando compensar suas tristezas com outras tristezas gerando mais tristezas e insatisfações. Fazendo-nos assim verdadeiros príncipes da arte de omitir a felicidade de nós mesmos.
Tenho me odiado pelas omissões que sou obrigado a fazer... Me envergonho disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...