quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Novas pessoas, velhas revoluções


George Orwell foi um precursor das comparações do mundo animal, com nossa sociedade humana. Em Animal Farm, que teve seu titulo traduzido para o português, como "A Revolução dos Bichos", Orwell retrata como seria a hipocrisia de uma sociedade alimentada por seus donos e que em uma bela manhã de sol os próprios bichos resolvem tomar conta de si mesmos, mas em um futuro não muito distante, os porcos (sempre os porcos!), tomam conta da administração e acabam repetindo todos os erros dos humanos.

Assim a política local tem se comportado, rebelando-se contra a própria espécie que a criou. O Governo do Estado, ainda sem nenhuma bússola definida continua tentando acertar nas mudanças, sendo que as tais propostas mudanças tem acontecido sim, mas não no contexto de beneficiar a população amapaense, mas no próprio governo.

Peço licença a Orwell para comparar à conjuntura atual a mesma política fantasiosa, elaborada pelo porco Major (personagem de A Revolução dos Bichos), que ao sentir que sua hora de ir para a mesa estava chegando, resolveu compartilhar seu sonho; o de serem governados por eles próprios, sem as interferências ou as submissões de seus amos ou donos humanos.

Criando uma série de regras e leis complicadas demais para todos entenderem na essência o estatuto do regime, eles resumiram para os animais menos inteligentes todos os complicados mandamentos do sentido socialista de ser em apenas um mandamento simples: "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". Que era repetido laconicamente pelas ovelhas, como forma de propaganda mássica de um regime pseudo-ideal.

Chego a imaginar se Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, não se inspirou na política resumida dos porcos, pondo em prática o que mesmo em tempos modernos, ainda dá certo com as massas. O que importa mesmo é que os porcos conseguiram adesão total, até mesmo das galinhas com suas duas pernas por falta de mais duas.

Interessante é que tempos depois os porcos passaram a andar sobre duas pernas e enfim a adotar todos os comportamentos humanos que tanto serviram de bandeira para as ações de revolução. No fim das quantas os porcos já moravam dentro de casas, adquiriram os mesmo vícios humanos, fazendo até mesmo com que o slogan da revolução fosse adaptado a nova tendência. "“Quatro pernas bom, duas pernas melhor!"

Enfim a revolução socialista de Camilo, realmente tem sido cada vez menos afeita a mudanças positivas. Durante minha estada no Pará vi uma grande rede de escândalos cercando a ex-governadora petista Ana Júlia, mas apesar da rejeição nas urnas, o governo do PT conseguiu pelo menos fazer algo positivo. Obras que tem algum fundo de ação a população. Diferente do governo amapaense, que tem se preocupado apenas em fazer alianças para uma guerra que talvez nunca chegue a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...