sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Quanto vale sua indignação?

Uma enfermeira resolveu ter um ataque de fúria contra um yorkshire e foi registrada por uma câmera. Um outro dono de cachorro resolveu queimar e enterrar seu cachorro. Até aí vemos como uma selvageria sem propósito, afinal quando se quer exterminar algo, se faz de maneira rápida para se diminuir o suplício.
Mas estas atitudes são dignas de selvagens e insanos, ao que parece os dois e não só eles, como outros casos que não avançam pelo universo da internet acontecem diariamente e ninguém diz nada nem muito menos se indigna com nada.
Posso até inferir que a tão temida banalização do mal esteja tomando conta do mundo que o mal por si só se consome. Mas o mal maior, não é o provocado pelos maus tratos cometidos contra os animais em questão, mas sim o de uma população indignada a ponto de em rede nacional derramar lágrimas pelo cão espancado, em alguns casos falar em crime ambiental, por um animal que nem é pertencente a fauna brasileira. E mil e uma punições como só nós conseguimos imaginar em nossas pequenas vinganças mentais.
No Brasil as pessoas só se revoltam com aquilo que veem, afinal elas não veem os doentes e indigentes que morrem de maneira cruel nos mal amparados hospitais públicos, não veem as crianças que por falta de leite nos seios das mães que passam fome, morrendo bem ao lado, não veem quem morre por causa de um celular ou uma carteira com seis reais, não veem as mulheres que são violentamente estupradas ou os menores que por falta de oportunidade caem no crime para vitimizar o próximo transeunte. Quando elas deixarem seu mundinho de rosas de seus carros financiados e peliculados e suas falsas bolhas de utopia dos seus apartamentos seguros e fartos.
Que se importem com a banalização do mal, mas também se importem consigo e com seu próximo, para quem falta muita atenção e cumplicidade no ato de ajudar o que esta menos favorecido. Não só em épocas como essa de fim de ano, de festas, pois nem sempre há festas em lares onde a violência, a fome, a miséria de tudo o que se imaginar, onde apenas um pouco de água consegue fazer o papel de matar a sede e acalmar estômagos vazios.
Dentre os esquálidos corpos que jazem sob o manto da violência da falta de esperanças e até mesmo da vontade premente de que a morte chegue logo. É nesse mesmo mundo de favorecidos e desfavorecidos que vivemos nos indignando com coisas comezinhas, fruto talvez de nossa própria ignorância de cuidar de nós mesmos e dos nossos.
Quem sabe se arredássemos os plumbus maximus das cadeiras estofadas de nosso mundo digital e pelo menos adotássemos uma carta das crianças carentes que ainda acreditam em papai noel, veríamos dramas e mais dramas, como uma carta que adotei no dia em que fui aos correios retirar uma correspondência. Uma menina queria um aparelho de DVD, mas não por capricho, nem por diversão. Mas pelo fato de ser órfã e sem pai conhecido e as únicas imagens que podia ver de sua mãe estavam gravadas em um disco de DVD que ela nunca tinha assistido. Não tenho muito, mas um aparelho de DVD não me deixará mais pobre ou menos digno de pelo menos acalmar um coração que seja, mesmo que seja apenas um.
Quem sabe as pessoas parem de se importar com um yorkshire e passem a se importar mais com sua própria espécie que cai em desgraça.

Um comentário:

  1. A espécie humana e todo reino animal, enquanto criaturas do onipotente têm um pouco de divino, por consequência, o homem, dotado de inteligência, raciocínio e discernimento, tem a missão sublime de cuidar de si e proteger os animais.
    Chega! Esta na hora desse País ter leis rígidas para aqueles que maltratam os animais, quem tem coragem de matar um animal, como o caso dessa enfermeira de Goiás que matou seu yorkishire, pode fazer isso ate com uma criança. Os animais são indefesos, eles não mechem com ninguém, eles apenas se defendem da crueldade humana, ou seja, é o homem que destrói, que corrompe, que mata, que não valoriza a natureza e os animais. Ate quando essa violência vai continuar nesse País onde as impunidades imperam? Será que vai ser preciso presenciarmos outros vídeos com esse mesmo grau de estupidez e só assim as autoridades tomarem as providências cabíveis?
    Concordo plenamente com o Dr. Charles Borges, autor desse blog, no que tange as pessoas se preocuparem com fatos apenas por que repercutiram na mídia, pois todos sabem sobre a violência e o descaso para com os animais e seres humanos. Devemos tomar atitudes severas sempre, combatendo constantemente todos os tipos de violência.

    Elielson Borges
    https://www.facebook.com/borges.engenheiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...