quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Delicia de Detran, ai se eu te pego!

Em uma das minhas ultimas visitas ao gabinete de Waldez Góes quando ele ainda era Governador do Estado, presenciei uma cena inusitada, mas engraçada. Uma figura conhecida da politica local adentrou o gabinete, do qual pelo visto tinha livre acesso, e começou a despejar sua primeira frase que dizia assim:

-Waldez esse sujeito do Detran...

Interrompido por Waldez, o sujeito meio empertigado viu a fisionomia do Governador mudar do sempre tênue para umas rugas na testa e com uma voz ríspida e meio aborrecida disse:

-Se você vai falar mal do Coronel Furtado, é bom parar por ai, por que vai perder a viagem, e se continuar, também o amigo.

Na verdade, por mais que eu não goste de militares mandando em algo que não seja em suas próprias casernas, a passagem do Coronel Furtado pelo Detran-AP, além de antipática e mal vista por quem estava acostumado a dar as famosas “carteiradas” em nome do governo, mas também foi a época de moralização do departamento que vinha sofrendo com constantes escândalos, sendo que a maioria envolvia a emissão irregular de carteiras de habilitação, que comprometeram não só a credibilidade do órgão ao longo dos anos, mas como até de políticos, como Antônio Nogueira, atual prefeito de Santana, que entrou na roda das CHN’s que fazem parte do anedotário popular, quando se que chamar um mal motorista, se diz que sua carteira é do Nogueira.

Facilitação da emissão de CNH’s sempre será um alvo fácil para a politicagem, devido ao cerceamento do acesso devido aos custos elevados para se obter uma legalmente. Lembro-me que a essa época, mais de 50 goianos tiraram CNH’s no Amapá, todos com o mesmo endereço em Santana.

Além disso o Detran Amapá também já se notabilizou por emitir a CNH de Ana Paula Felix Miranda, que para quem não conhece é irmã do cantor Bruno, o que faz parceria com Marrone, que também aproveitou a mesma visita ao Amapá para mudar a categoria da sua CNH de B para D. Ambos também “moravam” na mesma casa em Santana.

Maria José Girão é a bola da vez no Detran. As denuncias contra o diretor do Detran-AP são as mesmas de sempre, emissão e negociação de CNH’s para o público em geral dos apadrinhados e “sobrinhos” do PSB.

Coisas como o caso de Aldemir Barreto que se auto-aprovou em todos os exames, por ser irmão do gestor. Senha máster utilizada? Será que João Gomes realmente deu as ordens para os examinadores aprovarem os militantes do PSB? Socialista até morrer?

Carteiradas para tirar carteira. Irônico mas relevante. Em um setor onde desde sempre se tem problemas com as emissões de habilitação, principalmente em um Estado onde o índice de acidentes de transito beira o absurdo em números, e se realmente proceder tal acusação?

Como eu disse há alguns dias no Twitter, quando Camilo anunciou a criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado.  Que o mesmo se fosse pelo menos autônomo em suas investigações teria muito trabalho a fazer. Mas como as orientações do “partido” são para “resolver” tudo para o partido... Vamos torcer para que a efetividade deste núcleo da polícia não perca seu tempo correndo atrás do próprio rabo.

Quem sabe também que depois de Bruno e Marrone terem se beneficiado com o esquema de facilitação para retirada de CNH’s em Macapá, Agora que a moda deles já passou e talvez quem sabe não seja a vez de Michel Teló vir fazer uma fezinha no Detran. Ai se eu te pego....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...