sábado, 14 de janeiro de 2012

Crítica Literária: "A Arte da ficção" - David Lodge

“Quando um romance começa? A pergunta é quase tão difícil de responder quanto dizer com precisão em que momento o embrião humano se torna uma pessoa”. Pois essa é só uma parte do começo de A arte da ficção, livro de David Lodge que, após sair em formato convencional, foi lançado na Coleção L&PM POCKET. Nas suas 256 páginas, Lodge oferece trechos de grandes autores para exemplificar os manejos da criação de uma obra literária.

Com Jane Austen, ele exemplifica “o começo”, “o clima” e “o fim”. Usa George Eliot para falar do “autor intrometido”. Thomas Hardy serve para mostrar como se constrói “o suspense”. Virgínia Woolf aparece no capítulo “fluxo de consciência”. James Joyce é o escritor escolhido para demonstrar o “monólogo interior”. A “repetição” fica a cargo de Ernest Hemingway.

Vladimir Nabokov foi escolhido para os leitores entenderem a “prosa floreada”. E ainda há Edgar Allan Poe, George Gissing, Samuel Beckett e vários outros. Ao todo, são cinqüenta artigos que oferecem um incrível passeio pelo universo da ficção. Justamente por usar trechos de livros e oferecer uma linguagem coloquial, Lodge que por mais de vinte anos lecionou literatura na Universidade de Birmingham. Consegue conquistar não apenas aqueles que escrevem (ou que tem pretensões de escrever), mas principalmente os que desejam saber o que se passou na cabeça dos que criaram suas histórias preferidas. Uma leitura esclarecedora e estimulante que agora cabe em todos os bolsos.

Originalmente publicados nos jornais Independent on Sunday e Washington Post, estes textos falam com inteligência ao leitor comum, não apenas a especialistas e acadêmicos. Lodge utiliza sua experiência como premiado romancista, bem como professor e crítico, para revelar truques para leitores e escritores aspirantes. Ironia, divisão em capítulos, narrador não confiável, epifania, coincidências, apresentação de personagens, romances experimentais; "A arte da ficção" é analisada sob estes e outros prismas, e cada tópico é ilustrado por passagens tiradas de romances clássicos e modernos da língua inglesa.

Para oferecer um novo horizonte de apreciação literária, bem como para tornar acessível a todos a riqueza e a variedade da literatura. Termos como "monólogo interior", "metaficção", "intertextualidade" e "polifonia", por exemplo, são explicados com uma clareza pouco vista nas obras de crítica literária. Essas características fazem de A arte da ficção uma leitura essencial para estudantes, escritores iniciantes e qualquer pessoa interessada em entender como funciona a literatura.

Vale a pena conferir:

"A Arte da Ficção"
David Lodge
Editora LP&M em Português
256 paginas
R$ 26,00

Um comentário:

  1. Temos um leitor entre nós! Mas é um leitor de literatura, portanto, um leitor da vida e das relações humanas.
    Dizem que a arte, e a literatura é uma forma de arte, está sempre a frente da ciência, pois a ciência fala do mundo vivido, assim como a arte também o faz.
    Parabéns pelo texto Charles!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...