quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O caleidoscópio da Lei


Cada vez mais questionamos o direito divino da justiça em ser cega e totalmente burra. Cada vez mais juízes imponentes no alto de sua tribuna, togados como se fossem príncipes, decidem o rumo do que seria justo aos olhos de quem? Esta semana a bola da vez não são os casos que estão ou já estiveram nos furos de reportagem como o caso Nardoni, ou as atuais Mércia e Elisa que continuam com os corpos a mostra na mídia. Juízes também decidiram o destino de uma iraniana de 41 anos, acusada de adultério. Apedrejamento é a punição para estes casos segundo a lei aplicada no Irã. O presidente Lula, querendo fazer qualquer coisa a qualquer custo para voltar os holofotes para si e posar de benfeitor da nossa espécie em pleno rebú de campanha de sua pupila, tentou intervir, oferecendo asilo à condenada, mas foi aconselhado pela diplomacia iraniana a cuidar do próprio país ao invés de se meter nas leis e culturas que não lhe pertencem, bem aconselhado. Não sou favorável a esta lei injusta com as mulheres, pois para mim se fosse igualitária, como toda lei deve ser; ai sim eu seria favorável ao adultério apedrejado. Mas o que importa mesmo não são as pedras atiradas contra a mulher na próxima segunda feira e sim a hipocrisia criticada até mesmo por Jesus que lembra muito bem uma passagem semelhante a essa. Atire a primeira pedra quem não tem pecado. Mas os Estados Unidos não podem questionar a atitide iraniana, já que executaram os Rosenbergs, não por traição familiar, mas por traição a pátria. E o que dizer de um Vaticano que fechou os olhos e não deu nem um “Pio” durante o holocausto na segunda guerra. Atire a pedra óh Brasil de Lula, em que por omissão morrem muitos de fome e pela violência ou por falta de médicos nos hospitais. Atire no caso do pedreiro José Raimundo que desempregado ha três anos não pôde comprar um simples remédio para salvar sua filha da tuberculose. Diga-se, o regimento da Caixa só permite sacar contas inativas do FGTS após três anos e no mês do aniversário do contista. E José Raimundo só faz aniversário dois meses depois da morte da sua filha. Mas tinha um dinheiro no fundo e desempregado ha tres anos, com esse dinheiro poderia ter salvo a vida da menina de sete anos, segundo o pedreiro, ele pediu a uma vizinha que escrevesse uma carta ao presidente Lula, pedindo pelo amor de Deus que ajudasse a liberar o dinheiro, meros R$ 3.275,66. Mas Lula não recebe este tipo de carta, aliás, sem sabe que esse tipo de coisa acontece noi Brasil maravilha. Os clamores que chegam aos seus ouvidos e olhos são internacionais, nem se perde tempo martelando a bigorna a assuntos comezinhos como esse. Afinal estes chamam mais a atenção do que um mero pedreiro perdendo a filha no interior do Brasil onde nem água encanada há, imagine voz para ser ouvido pelo presidente da república de bananas.
Imagine holofotes para Lula posar de estadista de prestígio internacional mediando conflitos no mundo afora. É claro que o caso do pedreiro não vende, não dá votos. É um simples assunto doméstico.
Os Países têm suas leis, há alguns anos três jovens provocaram comoção internacional por riscarem carros na Malásia e serem condenados a 18 chibatadas cada um. Pedidos de intervenção internacional foram solícitos, mas de nada adiantou. Não me recordo de nenhum pedido internacional sobre o juiz que liberou um cidadão que logo após sair da cadeia, matou seis garotos. Gente o que faz um juiz? Conheço vários que se dizem sempre atormentados de processos, fazia uma idéia de que estes juízes passavam o dia lendo e tomando decisões sobre os milhares de processos que eles dizem ler. Mas na verdade sempre topo com algum deles, fazendo crossroad da costa leste a oeste dos Estados Unidos ou aproveitando Paris com as esposas ou amantes nas épocas de rigateio das botiques. De resto temos que esperar a vida se ajeitar devagar e o tempo curar todas as feridas existentes em leis e por quem as cria e por quem as faz serem cumpridas, por mais absurdas que possam parecer ou mais ou menos holofotes houver. Quarta-feira de muita justiça a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...