domingo, 17 de abril de 2011

Confiar


Algo hoje que é mais difícil do que ganhar na mega sena é confiar em algo, nem tanto em coisas ou serviços, mas especificamente nas pessoas.

São tantos os motivos que levam a queda de tal grau de confiabilidade que acabamos nos imergindo em outros sentimentos à custa da ausência de confiança.

Basta darmos uma olhada ao nosso redor e ver como a confiança anda tão em baixa que tudo é motivo para contestá-la, que seja pela sua ausência ou pela sua presença fragmentada. O quanto temos contribuído para enxotá-la do nosso meio e colocar em dúvida tudo aquilo em que acreditamos e confiamos.

Cada dia mais as pessoas perdem o crédito, apenas por fazerem coisas que comumente fazem, mas que pelo semblante da falta de confiança, tudo passa a ser suspeito, sujo, pecaminoso e digno de ser desconfiado.

Conheço uma pessoa assim, não tem paz um só instante, cada dia seu é um tormento de angústia por não saber se esta sendo enganado, traído, ofendido, magoado. Enfim a desconfiança causa mais mazelas do que os efeitos colaterais em si.

O ciúme, por exemplo, não é tão devastador quando não está combinado com desconfiança, mas quando a mistura ocorre... Sai debaixo, é desastre na certa.

Assim também ocorre com outros sentimentos que tem a confiança como seu coadjuvante de tempero. Enfim a confiança vai, e não volta, passa-se uma vida inteira para construí-la e apenas um mísero fragmento de segundo para destruí-la de forma irreparável.

Ah quando se reflete em confiança e se vê que realmente a vida depende dela para tudo, até mesmo para existir. Isso torna basicamente a confiança uma forte aliada da vida, pois até mesmo quando a confiança fraqueja a vida se torna uma corda bamba.

Desenvolver uma cultura de geração de confiança é fundamental para todos os que desejam triunfar. Muitas vezes, nos falta autoconfiança para agir, para assumir novos compromissos e até para sair de casa e procurar emprego, daí fica difícil despertar confiança nos outros.

A confiança nos ajuda a construir relacionamentos sólidos, fazer verdadeiros amigos e prosperar. Se a confiança for quebrada, não se abale tanto, pois ela poderá ser recuperada. Claro que vai exigir muita dedicação para reconstruí-la, mas ainda assim poderá ser feito.

Portanto, fique alerta para os sinais de quebra de confiança, divisões, afastamento etc. Sempre que algo assim ocorrer, atue rápido para evitar prejuízos ainda maiores. Afinal de contas, um fator importante para o sucesso é a confiança e um fator importante para a confiança é a construção de uma cultura de gerar relacionamentos confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...