domingo, 1 de maio de 2011

Uma Balzaquiana explosiva

Gonzaguinha pede a atenção da platéia de umas 20 mil pessoas e comunica, pausadamente: “Durante o espetáculo, explodiram, eu disse explodiram duas bombas”. Em seguida fez um breve discurso em favor da democracia e daquele evento que acontecia pelo terceiro ano consecutivo.

Estamos falando do show de 1º de maio de 1981, em plena era final da ditadura militar quando o ultimo General de plantão estava no poder. João Figueiredo presidia o Brasil em uma época que se começava a costurar a abertura política e os primeiros brados de anistia partindo do próprio planalto. As diretas começavam a ensaiar os panos via Ulysses e Tancredo.

Em uma época assim temos militares no poder, os que concordavam e os que não aceitavam a presença dos atos institucionais mais calamitosos da nossa história.

A fala de Gonzaguinha em 1981 carrega na ênfase da repetição da palavra “explodiram” a idéia da democracia não só como uma dádiva natural, mas como algo que deve ser conquistado, na reação calorosa do público em aplausos e urras confirmam essa idéia.

O calor daquela noite histórica, que agora completa 30 anos, lembrada como a noite da bomba do Riocentro, na qual um militar descontente com o fim das empreitadas de caserna que estava por vir (assim é a versão até hoje!) morreu com uma bomba no colo dentro de um carro esportivo.

O que nos falta compreender nesse aniversário incomum de um episódio dos anos duros da ditadura é pensarmos que se em tempos em que os militares estavam no poder e com a iminência de perdê-lo para a democracia, soltavam bombas e baixavam os cassetetes no povo.

Fico imaginando se a Lei de Talião baixasse e o povo resolvesse soltar os cachorros e bombas nos palácios de governo, atolados até a raiz dos cabelos em toda sorte de desventuras e corrupção que quase se assemelham aos famigerados “atos institucionais”, que por fim tolhiam o povo de seus direitos constitucionais, mas pelo menos eram versados na força e no berro, diferente das ações cara-de-pau da maioria do poder político brasileiro que faz isso as escondidas, na esperança que algum evento internacional abafe o caso.

Trabalhador, não desista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...