terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dubito, ergo cogito, ergo sum

Hoje faço aniversário e com isso fiz um retrospecto da minha vida, gosto de fazer isso, comemoro o passar dos anos avaliando também como me saí no período anterior, por isso resolvi escrever este texto. Um desabafo? Não, apenas uma reflexão...

Nestes meus muitos anos de vida não posso me gabar das amizades que fiz, mesmo que hoje já não tenha o mesmo contato com algumas pessoas, sei que passei por estes anos acompanhado do que a vida tem de melhor, ela mesma! E isso é muito digno, afinal preferível ser só do que ser falso.

Outra coisa que posso me vangloriar é que tudo aprendi, ou mesmo o que apenas melhorei nestes anos de vida. Aprendi a respeitar as pessoas, a ter amor ao próximo (claro que ainda não consigo ter para com todas as pessoas. Jesus é Jesus...), errar, acertar, chorar, sorrir, mas principalmente a fazer todas estas coisas, e muito mais, sempre com a cabeça erguida. Afinal não tem nada melhor do que se andar olhando para frente, sem temores, medos, vergonhas ou mágoas para lhe embaçar a visão.

Mas o conhecimento é sempre bom, afinal acredito que é a única coisa que O Criador não nos tira na hora da morte, senão, como seremos julgados se tudo o que sabemos fosse esquecido? Ele não seria tão injusto, por isso valorizo mais o conhecimento que qualquer outro tesouro material, não irei levar comigo mesmo.

Escrevi muito, mas poderia ter escrito muito mais, tive fé que conseguiria realizar alguns sonhos e quebrei a cara em alguns pesadelos; faz parte... Ouvi música, a divina música dos acordes e das melodias que sempre me inspiram algo. Li muito, mas poderia ter lido ainda mais, mas li toda a qualidade do conhecimento humano de extremo a extremo. Conversei e aprendi o que era possível com todos. Acredito que nesse tópico, não tenho mais nada a aprender só a ensinar.

E o amor? Acho que amei muito, de várias maneiras e várias pessoas, afinal “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” e realmente não há, para tantos... Mas a busca do amor perfeito é eterna ou efêmera, desde que você consiga afirmar que a busca está encerrada. Por isso encerrei a minha: casei-me, e assim aprendi a conviver com alguém completamente diferente, e a cada dia aprendo mais, e amo mais... ”Peti eu te amo!”

E o que aconteceu no mundo nestes vários anos? Tanta coisa... Vi grandes músicos fazendo sucesso e partindo, deixando tantas mensagens em branco; Comemorei algumas vitórias da Copa do Mundo. Ah... vi o Senna correr e arrepiar com vitórias na garra, mas o vi morrer e deixar a pátria desolada. Pude perceber a evolução do nosso Brasil em tantas coisas, até mesmo na política, mas vi também que existe tanta coisa por fazer ainda, principalmente dentro de cada um de nós brasileiros. Já sobrevivi a quatro Papas, mas morro de vontade de ver uma coroação britânica.

Tanta coisa aconteceu nestes anos, sei que é pouco, sei que muito tenho ainda por fazer e sei também que muitos vão falar: “você ainda é jovem”, mas o que importa não é sua idade, mas como passou por todos os anos da sua vida.

Não sou perfeito, mas não vou ressaltar neste texto, meus erros, mas o que aprendi com os mesmos... e vocês? Não importa o que você viveu, mas como viveu e quando seu caminho deixa de ser disperso e passa a ter um sentido, você realmente entende que a vida é bela e realmente vale a pena abrir os olhos todas as manhãs e encarar os desafios e no fim do dia dizer: Meu Deu amado, como você é maravilhoso! Por isso: continuem vivendo como se a cada dia fosse o último... Como  escreveu a grande Cora Coralina; "A vida é bela, a vida é boa. Voa pássaro, voa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...