terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Fantástica Dupla Dinâmica...

Longe de mim fazer folguedos a qualquer lado que seja da politica amapaense, afinal aqui se precisa ter cor para ter uma tendência ou ideologia. Às vezes quase me deixo salpicar com algumas nuances, mas prefiro a ausência de cor, afinal até branco toma partido. Então por que não ser transparente?

Esta semana tem sido de grandes embates na politica amapaense, afinal a toque de caixa a ALAP aprovou tudo o que tinha que aprovar ou rejeitar no apagar das luzes de 2011, mas não de maneira velada, tudo foi publica e amplamente acompanhado. Até a LOA e orçamento de 2012 embora alterados pelos parlamentares e encaminhados com certo otimismo exacerbado de receita, mas até esta arrecadação foi posta em duvida ontem pelo deputado Dalto Martins, que sugeriu instalar um mecanismo similar ao impostômetro, para acompanhamento da arrecadação.

Como era de se esperar o jovem governador usou todos os artifícios possíveis para protelar a sanção do orçamento e dar a famosa esticadinha nos momentos antecedentes as férias, (sabe-se que passou por um momento  Rolling Stones no Copacabana Palace e seguiu para o Thaiti para exercitar em Bora-bora seu francês longe das terras de Sarkozy). Mas nada de condenável ou ilegal nisso, afinal férias são férias.

Mas o papel questionável fica no poder de ação da administração em exercício, até por que parece que houve férias coletivas do primeiro escalão e incluindo dos consultores de Camilo, seus pais que também estão de férias do Congresso e transparentes na mídia local.

Mas Dora Nascimento está em exercício do governo e para ela por enquanto tem sido um grande esforço físico, mais do que um exercício, lidar com o desenrolar dos fatos, tendo que praticamente criar um campo de força para tornar suas decisões transparentes e invisíveis a opinião pública. Afinal a Assembleia derrubou os vetos do governador e agora aguardam o tempo regulamentar de 48 horas para pronunciamento do gestor.

A governadora em exercício se esquivou com a máxima: “Não endosso o que não vou administrar e quem vai administrar não esta aqui para endossar”. Fazendo com que a posição da vice governadora e gestora em exercício saia enfraquecida mais ainda, se a intenção dela era neutralidade, conseguiu se retornar  imersa em uma total transparência, o que tem sido uma das bandeiras do governo. Mas de desvanescência e não de lisura como sinônimo.

A base do governo na ALAP, também não conseguiu sustentar seus argumentos para tentar barrar a derrubada do veto, apegaram-se até as ações de Gilvam Borges e seu governo paralelo para tentar justificar o que já sabiam ser injustificável. E com maioria absoluta da oposição ao governo na casa; a ALAP iniciou uma cruzada, já que o Estado parece não ter governo, ou pelo menos de direito tem, mas de fato, ainda é uma incógnita.

É bem verdade que Dora tem até tentado debutar na corrida ao Palácio Laurindo Banha, já que começou seu exercício, vetando a troca do nome do Palácio do Governo para uma homenagem a Aníbal Barcelos. Nada contra, mas a justificativa de que a troca gera despesas aos cofres do estado. Um momento autocéfalo em uma situação bem insignificante para fomentar a grande língua da oposição que faz vigília cerrada a qualquer ato por mais comezinho que seja.

Enquanto isso, casas são levadas pelo rio Amazonas, ex-senador cria um ambiente de solo fértil a polemica contra o governo e uma sede, não do governo paralelo, mas de uma junta governativa que provavelmente “auxilia” o governador e atua durante as férias do mesmo, a fim de deixar as coisas bem vigiadas e continuando a seguir a mesma cartilha de uma politica fadada ao fracasso, assim como a tendência dos socialistas chineses, que fizeram muito...  muito, mas para si mesmos.

Enfim Stan Lee deve estar orgulhoso de dois de seus personagens mais famosos estarem atuando nas terras tucujus...

Um comentário:

  1. Ei, Charles! É o Miguel Gil! Li este teu texto. Parece-me uma leitura, politicamente falando, bastante contundente sobre o atual cenário político do Amapá, relação entre executivo e legislativo estaduais. Além, claro, do ingrediente oposição nesta relação.
    O texto demonstra a tua sensibilidade para captar essas informações e projetar cenários fidedignos, servindo, inclusive, como alerta para todos os constituintes deste atual cenário político.
    Parabéns pelo texto e continue escrevendo - seus textos são nutritivos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...