quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entrevista da semana - Dalto Martins

Em uma conversa meio conturbada pelos críticos, via Twitter o Coisas da Vida entrevistou o médico, biólogo, médico legista da Politec, tenente da Polícia Militar de São Paulo, piloto de avião e deputado estadual por três mandatos pelo PMDB-AP. Dalto Martins do Amapá. Abordando temas como relações entre o executivo e o legislativo, educação e verba indenizatória, Dalto foi bem esclarecedor em uma entrevista bem informal durante o período de recesso do legislativo e as férias, quando se dedica a aviação, seu hobby particular.

@Coisasdavida: Uma entrevista via Twitter é algo meio inusitado, embora as redes sociais estejam monopolizando a comunicação, como é a sua interação neste tipo de mídia?
@DaltoMartins: Quem usa o Twitter pra fazer anarquia não merece a minha atenção e de ninguém que tenha compromisso com o Amapá...
@DaltoMartins: Eu aceito criticas, sugestões, discordar de minha atuação, mas não aceito #DESRESPEITO.
@DaltoMartins: Tudo na vida até mesmo as redes sociais devem ser usadas para construir experiências positivas

@Coisasdavida: É, na verdade muitos perfis fakes se estabelecem para fazer politicagem e até denegrir a imagem de alguns usuários, você como homem público lida com isso de que maneira?
@DaltoMartins: Tem secretário e assessor que entra na TL só para agredir parlamentares, poder judiciário e qualquer outra pessoa que criticar a situação.
@DaltoMartins: Deveriam se preocupar com suas pastas de atuação, no campo político quem foi eleito foi o governador. Onde fica a #liberdade?

@Coisasdavida:  Com objetivo tácito de quê?
@DaltoMartins: É como se eles tivessem objetivo de gerar crise, guerra... #ódio isso é muito ruim para o Estado.
@DaltoMartins: Mas fazem ao contrario, só #AGRIDEM e pioram a situação...
@DaltoMartins: Quem agride não constrói nada só estraga... É coisa de quem não tem o que fazer

@Coisasdavida:  Esse comportamento é generalizado no executivo?
@DaltoMartins: Enquanto o @CamiloPSB constrói a governabilidade tem assessor que faz questão de desconstruir, agredindo o parlamento e parlamentares.
@DaltoMartins: Não é apoiada, mas também não é combatida essa atitude

@Coisasdavida: Mudando de assunto, as relações com Brasília têm sido meio tolas e tímidas, na sua concepção isso afeta de que maneira a gestão?
@DaltoMartins: Não entendo porque o governador @CamiloPSB recebe o presidente Sarney, faz questão de conversar com os parlamentares e uns assessores...
@DaltoMartins: A portas fechadas sem ter pelo menos um projeto articulado para aproveitar a influencia e o poder do presidente do senado.

@Coisasdavida: Você não acha que este clima mais acirrado entre os "lados" tem mais do que atrapalhado a gestão publica?
@DaltoMartins: Com toda a certeza concordo com você. Entre os poderes não deve haver intrigas, picuinhas #quedadebraço se não quem sofre é o povo.

@Coisasdavida: Vejo como positiva a postura da ALAP quanto algumas matérias do executivo que são votas com expediente positivo, mas e sobre os vetos?
@DaltoMartins: Da mesma forma que aprovamos o orçamento para ALAP, aprovamos orçamento para o executivo com 3 bilhões e 100 milhões, para executar em 2012.
@DaltoMartins: Sempre que o executivo manda uma matéria, mesmo que as pressas mas que seja de interesse popular, nos votamos a favor.
@DaltoMartins: Não vejo motivo para vetos.

@Coisasdavida: Sempre que vou ao Amapá visito a ALAP, há uma evolução muito grande por lá em relação às legislaturas passadas, mas não é a hora de esclarecer ao publico as ações dos deputados?
@DaltoMartins: Tenho postura de #posição não de oposição ao governador @CamiloPSB votei a favor de vários projetos por achar positivo para o povo...
@DaltoMartins: Votei contra quando discordava, como por exemplo a extinção da fundação Tumucumaque, projeto do governo que votei contra.

@Coisasdavida: Neste momento @joaocapi esta na rádio reiterando que a ALAP agiu sem prestar contas de esclarecimentos, o deputado também pensa dessa forma? Em guerra com o executivo?
@DaltoMartins: Mas quem disse que eu penso assim? Com cargo ou sem, sempre me coloquei a disposição para uma conversa saudável e construtiva.
@DaltoMartins: Deputados tem que dar satisfação para qualquer um que questionar... Cargo não tira a condição de cidadão.
@DaltoMartins: Fui convidado hoje pelo governador @CamiloPSB para ir a Oiapoque visitar aos obras do hospital, não fui porque tinha outro compromisso agendado. Sem guerras.

@Coisasdavida: Daqui a pouco sai mais um listão da Unifap, a maioria das vagas do curso de medicina foi ocupada por amapaenses, você se orgulha disso?
@DaltoMartins: Quero parabenizar todos os estudantes que se esforçaram, abriram mão de muitas coisas para estudar para o vestibular #dedicação=sucesso.
@DaltoMartins: Isso é motivo de muito orgulho para mim. #Curso de #Medicina foi o meu primeiro Projeto de Lei...
@DaltoMartins: Faz muita diferença estudar perto da família e dos amigos. Estudei em outros Estados e sei muito bem a dificuldade #solidão.

@Coisasdavida: Dalto, a maior polêmica do ano que tomou proporções maiores do que o esperado por causa do CQC foi a #VERBAINDENIZATORIA. Enfim o que é fato e o que é mídia?
@DaltoMartins: Primeiro: em todas as 27 Assembleias do país tem verba, mas no senado e na câmara dos deputados existe lei que determina o valor da verba para o uso.
@DaltoMartins: No mandato passado o valor era de 30 mil, antes de terminar o mandato passou para 50 mil...
@DaltoMartins: Já nesse mandato por determinação da mesa diretora da casa ficou determinado que se poderia usar até 100 mil.
@DaltoMartins: É bom ressaltar que nenhum deputado se posicionou contrário ao valor e que todos fazem uso da verba indenizatória.
@DaltoMartins: O que diferencia de antigamente é que existia a verba mais o auxilio paletó, auxilio gasolina, auxilio passagem etc.
@DaltoMartins: Com os auxílios em muitas Assembleias o total dos auxílios passa do dobro do valor da ALAP.
@DaltoMartins: O que aconteceu foi que, o presidente Moisés retirou todos os auxílios, do parlamentar e do gabinete colocando os gastos em uma única rubrica.

@Coisasdavida: Mas o auxilio paletó não é o valor equivalente a um salário do deputado repassado ao final de cada exercício?
@DaltoMartins: Este auxílio existe em todas as Assembleias, nós tiramos e incluímos na verba.
@DaltoMartins: Na regulamentação a verba pode ser usada para comprar passagem (aérea, terrestres) alugar carros, ônibus...
@DaltoMartins: Comprar gasolina, aluguel de escritório político, despesas de hotel e alimentação em horário de trabalho parlamentar...
@DaltoMartins: Divulgação do trabalho parlamentar mídias, faixas, informativos, ou seja tudo o que for necessário na hora de desenvolver as nossas atividades.

@Coisasdavida: Ou seja, tudo foi unificado em uma única forma de ressarcimento? Como se presta contas dessas despesas?
@DaltoMartins: Não existe nenhum outro tipo de auxilio nos gabinetes a ao parlamentar como existe em outros Estados.
@DaltoMartins: A logística para o uso: o gabinete ou o parlamentar faz a despesa comprova com notas ficais ( inclusive com certidões negativas) depois....
@DaltoMartins: Apresenta na administração, e no mês seguinte é ressarcido apenas pelo que gastou.

@Coisasdavida: E o controle?
@DaltoMartins: Assembleia é fiscalizada pelo Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Policia Federal, além é claro do controle social.
@DaltoMartins: Já me posicionei publicamente que sou a favor da divulgação de todos os gastos dos parlamentares #integrais sou a favor da #transparência.

@Coisasdavida: Dalto se a gente fizer gosto a conversa vai longe, então... 2012?
@DaltoMartins: Feliz 2012 para o Amapá!






“Faz muita diferença estudar perto da família e dos amigos. Estudei em outros Estados e sei muito bem a dificuldade da solidão.”





Entrevista concedida em 29/12/2011
* Os textos passaram por correção ortográfica devida à limitação de linguagem no Twitter, mas foram preservados na sua integralidade de entendimento a mensagem do entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...