quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Banda vai passar

Sob fogos e palmas nesta  quarta-feira, 25, o governador do Estado Camilo Capiberibe assinou o convenio com a Telemar Norte/Leste – Oi, o convênio que vai viabilizar a chegada da internet Banda Larga para o Amapá.

A infraestrutura para o empreendimento foi viabilizada por uma série de entendimentos que o governador iniciou logo no primeiro trimestre de seu mandato e concluir solicitando aos governadores dos estados envolvidos a anuência para possibilitar o projeto. Divididas as despesas orçadas inicialmente em R$ 32 milhões. O que deve ligar o Amapá por triangulação às redes nacional e internacional de fibra óptica, viabilizando assim a chegada da rede de alta velocidade.

Como os recursos para o investimento excedem a margem orçamentária do Estado, o governador recorreu à reversão de recursos do ICMS para possibilitar a contra partida e o restante do investimento, que para somente a iniciativa privada, não havia interesse em implantar devido os altos custos e a rentabilidade baixa do mercado.

Como tal empreendimento por linhas gerais só seria possível com a chegada do linhão de Tucuruí em dois anos, o governador resolveu antecipar o empreendimento que trará benefícios ao Estado e contribuirá para a diminuição do isolamento ao qual o Amapá se encontra diante do País e melhoria das comunicações e serviços que dependem da comunicação de dados.

A oferta de conexão internet rápida nos moldes propostos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) já atende desde o ano passado a mais de 700 municípios brasileiros que já contam com internet a preço popular oferecida pelas concessionárias de telefonia fixa com conexões são de 1Mbps a 35 ao mês (ou 29,90 reais nos estados que abriram mão da cobrança de ICMS).

Em três anos, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) poderá chegar a 3,6 milhões de domicílios do País. Esse é o objetivo da Telebrás. A ideia, segundo a prestadora de serviços de telecomunicações, é beneficiar 14,6 milhões de habitantes com acesso à internet de baixo custo e alta velocidade.

Para viabilizar a iniciativa, serão investidos 62,5 milhões de reais, repassados pelo Ministério das Comunicações, até 2014. Serão utilizados 2,8 mil quilômetros de fibras ópticas e deverão ser construídos 64 pontos de presença no trecho da rede Norte da Telebrás.

Com esta atitude o governador Camilo inicia um momento de que talvez precise para gaseificar o embaçado primeiro ano de mandato, onde os empreendimentos mais expressivos de infraestrutura não foram realizados e apenas pequenas obras oriundas do mandato anterior foram concluídas e algumas reformas executadas.

Com a assinatura do convênio, inicia uma expectativa da população pelos próximos seis meses, o prazo mencionado para a conclusão das fases executivas do projeto. Vamos aguardar o desfecho e quem sabe nessa ação a comunicação passe realmente a ser mais rápida e as ações mais eficientes.

Um comentário:

  1. Ei, Charles! É o Miguel Gil! O teu texto denuncia a inoperância de uma ano do governo Camilo Capiberibe e a tentativa, por meio de uma parceria que tem lá suas contradições, de alimentar os eleitores, em ano eleitoral, com promessas. Porém, deve-se destacar que essas promessas não devem ser ouvidas como favores, mas sim como obrigações de um governo que pensa e faz sua gestão em curto, médio e longo prazos. Postura esta que não foi percebida no primeiro ano de gestão do jovem governador, mas existe a esperança do ano seguinte. Ou, como sugere, alhures, Heidegger, "... é o fascínio do princípio, do novo..."
    Abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...