sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Crítica Literária: O Magnífico – Miles J. Unger

O livro, O MAGNIFICO de Miles J. Unger mostra a saga do capital financeiro perante a Igreja e os Estados, influenciando a Reforma Protestante na Alemanha, transferindo todo capital sob a proteção dos Bancos Capitalistas e dos Estados que acolheram, como Reino Unido e Alemanha. Mundo das finanças de onde Lourenço era expoente usurário.

A capital da Toscana, na época de Lourenço de Médici o banqueiro que mudou os rumos do mundo em sua época, era uma cidade de contrastes: seu notável esplendor artístico fulgurava em uma sordidez inigualável que reinava nos quartos de suas habitações coletivas superlotadas e consumia-se nos excessos pagãos e nos sermões apocalípticos do padre dominicano Savonarola. A República Florentina deu origem tanto à perfeição sobrenatural da Primavera, de Botticelli, quanto ao realismo audaz de Maquiavel.

Com o complemento textual, retrata Lourenço de Médici referido historicamente como “Il Magnifico”. Lourenço que foi o mais importante patrono e também um renomado poeta, envaidecendo a sua vida como a de um gênio em tempos nada pacíficos.  Contribuiu para história quando encomendou uma opinião a Maquiavel, que o fez através de uma carta e que transformou em um livro, O Príncipe.

Neste rigoroso retrato de Lourenço de Médici, a narrativa arrojada de Miles Unger nos revela o esplendor e o horror do que foi o notável reinado deste “governante não coroado de Florença”, fazendo jus à fama de o mais intrigante príncipe do Renascimento. Batendo em poder apenas os “Borgias” de Lucrécia e Alexandre (o Papa).

Resultado de uma pesquisa obstinada, essa narrativa envolvente e detalhada mostra um personagem fascinante, que governou Florença em um dos mais glamorosos períodos da turbulenta história da Itália, que consegue ser ao mesmo tempo popular e erudito. Leitura de fácil digestão e sem a necessidade de conhecimento dos preciosismos da idade média naquele país, é também elucidativo sobre a gestão dos principados da Itália no mesmo período.


Vale apena!

O Magnífico: Lourenço de Médici, genialidade em tempos violentos.
Miles J. Unger
Tradução: Andrea Gottlieb
Editora Larousse do Brasil
544 Páginas
R$ 69,90 

Um comentário:

  1. Oi Charles, é Marileia. Fantástico este livro também como professora de literatura, recomendo para quem quiser entender a vida, os costumes e a rotina da nobreza principesca da Itália Média.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...